Os carros do futuro – Como previam os designers na década de 70

É uma tarde qualquer no meio da semana e por algum motivo você está de bobeira em casa deitado no sofá. Na TV começa “Sessão da Tarde”. O filme? De Volta para o Futuro. Um clássico de 1985 dirigido por Robert Zemecks e estrelado por Michael J. Fox e Christopher Lloyd. Você decide assistir e começa a refletir: “E se eu tivesse um Delorean, o carro que viaja no tempo?”.
O filme é um clássico, genial. O primeiro filme da trilogia tem como mensagem o saudosismo e a nostalgia que as pessoas da década de 80 sentiam em relação a década de 50 mas com um olhar no futuro e o maior exemplo disso é uma máquina do tempo. A escolha para esta máquina do tempo foi um carro com design futurista, o Delorean, e apenas com este emblemático carro conseguimos refletir durante horas sobre contexto e design.
A inspiração para o carro mais famoso do cinema veio de antes. Designers na década de 70 previam os carros do futuro com linhas semelhantes a do Delorean.
Montadoras junto com seus designers sempre criaram carros conceitos, tentando prever um futuro muito além do presente que estamos vivendo. Para muitos, exagero. Para outros, oportunidades e inspirações. Nem sempre as previsões dão certo mas o mais importante é que sempre há algum aprendizado para estes profissionais que precisam criar tendências. Para nós o legal mesmo é ver estas máquinas e imaginar como seria dirigir um destes carros ou ver um monte deles pelas ruas nos dias de hoje.
Carros futuristas por designers na década de 70
Confira imagens dos carros do futuro de acordo com os designers na década de 70.