Os principais tipos de relógios de pulso e seus designs
Digital ou analógico? Pulseira de metal ou de couro? Caixa redonda ou caixa quadrada? Independente destas características alguns relógios possuem designs bastante peculiares e se enquadram dentro de uma categoria, de um estilo. Isso se deu devido não só ao design mas sim também a função e a ocasião ao qual ele foi designado. É disso que vamos falar.
Não foi Santos Dumont quem inventou o relógio de pulso. Ele já existia e era um acessório e utilitário feminino. Os principais designers desta época? Antoni Patek e Adrien Philippe, da Patek-Philip. Homens ainda usavam apenas o tradicional relógio de bolso para ver as horas. Era comum, hoje é um clássico!
Foi então que o brasileiro, pai da aviação, pediu ao seu amigo francês Louis Cartier que lhe fizesse um relógio de pulso especial para poder ver as horas enquanto pilotava. Ali se popularizava este que se tornou um dos maiores objetos de desejo masculino, a principal joia dos homens.
Os 5 principais tipos de relógios – funções e ocasiões
Comecei o post falando de mostrador, materiais e formas da caixa. Para muitos são essas características que determinam a escolha do relógio. Ainda tem cores, tamanhos e muitas outras funções que vão do movimento (quartz, mecânico e automático) ao que ele possui como diferencial: data, cronógrafo, bússola, iluminação, entre outros.
Então são estes os tipos de relógios de acordo com os designs? Ainda não.
Lembra que eu disse sobre as ocasiões? Pois é. Se o primeiro relógio de pulso masculino foi criado apenas com a função de ajudar Santos Dumont a ver as horas enquanto pilotava o 14 Bis, então dá para se ter uma ideia dos tipos de relógios. Os designers foram então adaptando a utilidade deste adorno que se popularizou ainda mais durante as grandes guerras criando relógios específicos. Vamos entender.
Relógios de campo – Relógio Militar – Field Watch
“O bombardeio do inimigo durou 6 minutos.”, “Temos apenas 3 horas e meia para descansar antes de avançarmos.”. Já imaginou como eram os diálogos durante as guerras? Os relógios de campo foram muito importantes nestes períodos.
Enquanto os oficiais ainda coordenavam as operações usando relógios de bolso, os soldados iam para os campos de batalha com relógios leves e práticos no pulso. Estes relógios possuem algumas características marcantes que perduram até os dias de hoje. Os relógios de campo são clássicos, são estilosos e um dos pioneiros, além de terem um aspecto rústico. Merece ser destaque na lista dos principais tipos de relógios.
Pulseira: geralmente de couro ou lona, pois eram mais baratos e fáceis de trocar.
Mostrador: preto com números brancos. Necessário ter alto contraste pois facilitava os soldados a verem as horas durante a noite ou com baixa visibilidade. Hoje existem de outras cores mas sempre com alto contraste.
Caixa: robusta de aço inoxidável. Hoje existem outros materiais como o titânio.
Relógio aviador – Relógio para piloto – Pilot Watches
Os primeiros relógios para pilotos eram relógios de campos reaproveitados. Eles precisavam basicamente ser legíveis sob condições de pouca luz. Com o tempo, as forças aéreas de diversos países começaram a implementar novas tecnologias nos relógios de aviação de acordo com suas necessidades. Entre estas tecnologias, criaram relógios com mais de um fuso horário, cronógrafos, taquímetros, bússolas…
Foram criados diversos tipos de relógios de piloto, inclusive com mostrador digital e diversas funções, porém os clássicos continuam. Clássicos que vão desde os inspirados pelos relógios de campo até os que foram para o espaço, ou para a lua, como é o caso do Omega Speedmaster. Quer saber mais? Confira neste artigo em inglês.
Portanto não existe uma característica marcante que defina um relógio aviador. Cada época e marca criaram suas características de acordo com a evolução tecnológica.
Relógio de mergulho – Dive Watches
Talvez um dos tipos de relógios mais populares de todos os tempos e com maior variedade no mercado. Eles são clássicos, estilosos e usamos de forma casual.
Além de precisão o relógio de mergulho precisa ser resistente à profundidades subaquáticas. Para ter essa resistência são necessários alguns materiais específicos para a caixa, primordial para aguentar a pressão. Um clássico pioneiro é o Rolex Submariner.
Existem modelos de relógios de mergulho que vem também com cronógrafo (muito comum) e modelos com mostrador digital.
Pulseira: aço inoxidável, titânio, borracha ou silicone. Materiais que não estragam na água.
Mostrador: os mais clássicos são analógicos de diferentes cores. Alguns com data e cronógrafo mas existem diferentes modelos de mostradores hoje em dia.
“Vidro”: o mais importante de um relógio de mergulho. Os melhores são de vidro mineral endurecido pois aguentam maiores profundidades mas há opções de safira também.
Caixa: geralmente de titânio.
Relógios de corrida – Racing Watches
As duas principais funções características de um bom relógio de corrida são: cronógrafo e taquímetro. O cronógrafo tem a função de cronometrar e com o taquímetro é possível calcular tempo e distância. As marcações externas do taquímetro mostra a velocidade na unidade medida por hora.
Eu sei, é complexo fazer contas para quem não está acostumado mas é bem interessante quando um relógio analógico apenas com marcações consegue fazer tudo isso. Aviadores já faziam isso com alguns relógios que tinham as mesmas funções, porém os relógios de corrida tem designs mais arrojados, bonitos e vestem muito bem em estilos casuais. Steve Mcqueen era um usuário assíduo dos Tag Hauer de corrida.
Principais características: analógico, pulseira de aço, cronógrafo, taquímetro e botões avantajados na lateral. Existem relógios de corrida com a caixa quadrada também.
Relógios de vestido – Relógio social – Dress Watches
Clássicos, finos e minimalistas. O que chamamos de relógio social hoje é o mais tradicional e clássico dos relógios, desde os tempos daquele Cartier feito para Santos Dumont.
Sua função é simplesmente mostrar as horas com elegância, sem muitas firulas, no máximo um mostrador de data. Foram os primeiros relógios para o dia a dia do homem, que vestia na maioria das vezes um terno. Sua caixa é fina justamente para ficar embaixo da camisa sem atrapalhar.
Pulseira: couro.
Caixa: de algum metal. Deve ser fina.
Mostrador: analógico. Com marcações ou algarismos romanos transmitem maior elegância do que os que contém os tradicionais números (algarismos arábicos).
Bônus
Relógio com maquinário aparente – Legacy Machine Watches
Para quem gosta de ousar e quer fugir do tradicional relógio social, existe o relógio com maquinário aparente. Ele pode ser usado da mesma forma que o social, porém sua característica o torna diferenciado. Todas aquelas engrenagens que ficam dentro da caixa de um relógio convencional fica exposta através de sua caixa transparente. Legal, não?
Outros tipos de relógios
Hoje são dezenas de modelos de relógios que vão do analógico ao digital e até inteligentes (smartwatches).
Os casuais e até mesmo os mais fashionistas são inspirados nestes cinco clássicos, porém existem também uma gama enorme de relógios utilitários e esportivos que se enquadram em uma determinada função que também são usados de forma casual, principalmente em trajes streetwear.
Qual é o seu estilo preferido?
Confira também 12 smartwatches com estilo de relógio clássico e atemporal!
Marcas de relógios de luxo masculino.
Mais dicas e curiosidades em nosso Instagram. Não deixe de seguir!