Os tipos de modelagens de calça jeans masculina
Como você escolhe sua calça jeans? Tem gente que escolhe pelo preço, outros preferem escolher a marca, lavagem, modismos, por influência de alguém e alguns lembram da modelagem. Tudo isso dentro do gosto pessoal da pessoa, claro. Se a pessoa tem a opção de escolher, ela vai levar aquela que agrada seu gosto, seu estilo.
Consciente ou não, a maioria das pessoas acertam em suas escolhas. O nosso olho na maioria das vezes sabe enxergar aquilo que fica bonito na gente. Isso para quem se preocupa, pois tem gente que não está nem ai. Compra calça simplesmente porque não pode andar pelado na rua.
Confira também mais de 20 tipos de modelos calças masculinas.
Por que preciso saber a modelagem da calça?
Sempre falo que nossa roupa comunica algo dentro de um contexto de tribos, estilos, sinais e ainda elas podem nos favorecer minimizando alguns fatores que não nos agrada em nosso biotipo, como altura, uma gordurinha aqui, um membro menor ou maior ali. Isso se chama ilusão de ótica e a modelagem das roupas são determinantes nessa comunicação.
Conhecimento nunca é demais. Conhecendo os tipos de modelagens você vai saber escolher, saber usar, saber o porque está usando e o que está comunicando.
O fator mais importante para você conhecer as modelagens é saber procurar, escolher e comprar pela internet. Já que você não pode experimentar peça por peça nas compras pela web, conhecer para evitar devoluções e dores de cabeça é a melhor saída.
Modelagens das calças jeans
Escolhi 6 principais modelagens para falar neste post. Essas são as mais fáceis (ou nem tanto) de encontrar por ai.
Nem todas as marcas tem o mesmo padrão para cada tipo de modelagem. Seja pelo estilo da loja ou simplesmente por falta de conhecimento. Como assim?
Uma marca pode denominar uma calça skinny quando outra loja tem praticamente o mesmo modelo e denominar esta calça como slim. Essas diferenças serão mínimas, mas para facilitar, criei uma ordem ao falar das modelagens aqui. Essa ordem vai da mais justa para a mais larga. Se as lojas “erram” na nomenclatura da modelagem, provavelmente este erro terá uma margem de uma modelagem acima ou uma abaixo na ordem listada abaixo. O importante é você já estar precavido.
Calça Skinny
Características: justa ao corpo em toda a extremidade afunilando ainda mais no tornozelo, definindo bem toda silhueta. Geralmente tem stretch para um maior conforto.
Estilos que usam: se tornou uma peça atemporal usada por todos os 7 estilos universais, até os mais tradicionais já estão usando. Vai de pessoa por pessoa e biotipo. Mais comum no streetwear, no sensual, roqueiros, elegantes, românticos e alguns criativos.
O que comunica: uma pessoa que se preocupa com a estética da sua roupa, não querendo deixar panos sobrando, fugindo do desleixo. Por deixar a silhueta mais natural, transmite sensualidade.
Para quem: homens que querem estar elegantes, ou que querem mostrar uma certa agressividade ou que querem mostrar uma certa sensualidade. Tudo depende do restante da produção. Homens magros, perna curta, perna mais fina em toda extremidade ou só na panturrilha vestem melhor.
Quem deve evitar: homens com pernas muito grossas e fortes ao ponto de deixar a calça grudada como se estivesse de legging.
Quem jamais usaria: seu avô talvez e homens que se sentem desconfortáveis com algo justo.
Já falei aqui no blog em como usar calça skinny masculina.
Calça Slim
Características: pouco rente ao corpo na parte de cima e levemente ajustada na parte de baixo.
Estilos que usam: todos os estilos. A calça slim se tornou a mais democrática por ser o equilíbrio entre o ousado (bem justa) e o tradicional (mais reta).
O que comunica: estilo e personalidade mas que prefere não chamar tanta atenção. Uma pessoa segura com o que está vestindo.
Para quem: para todos os homens, sem exceção. A calça slim é a porta de entrada para ousar um pouco mais no estilo, portanto ela vai ser uma excelente escolha para quem está se interessando mais por estilo e moda masculina.
Quem deve evitar: qualquer um pode usar tranquilamente. É a modelagem mais democrática de todas. Não enxergo um possível “erro” que atrapalhe determinado biotipo. Basta usar do tamanho certo.
Quem jamais usaria: fashionistas evitariam usar este tipo de calça por ser a mais popular, básica e hoje em dia mais tradicional. Fashionistas gostam do diferente.
Calça Cenoura ou Carrot – Trendy
Características: a calça carrot ao ver ela esticada fica semelhante a duas cenouras, algumas mais perceptíveis que outras. A parte externa da coxa é mais solta, a parte de dentro da coxa mais justa e dos joelhos para baixo ela vai ajustando até o tornozelo. Pode ser confundida com a skinny ou a slim em muitos casos.
Estilos que usam: pessoas que gostam de um certo conforto mas que não quer algo tão tradicional. Pessoas que carregam sensualidade, esportividade, elegância e criatividade.
O que comunica: por ser mais arredondada na parte externa e reta na parte interna, ou seja, ela é a menos simétrica das calças ela expressa dinamismo, criatividade e comunicação. Comunica que você gosta do diferente por ser menos comum.
Para quem: pessoas muito seguras, confiantes e comunicativas. Muito recomendado para homens com pernas fortes que gostariam de usar uma skinny. Aposte em uma carrot que é sucesso.
Quem deve evitar: homens com as coxas muito finas. Homens com o tronco muito magro também podem ficar desproporcional.
Quem jamais usaria: homens tradicionais, sérios, seu avô e aqueles quietinhos que ficam tímido no canto em uma festa.
Calça Reta ou Straight – Regular
Características: como o próprio nome diz, ela é regular em toda a sua extremidade. A tradicional reta.
Estilos que usam: homens tradicionais, homens com mais idade sem um estilo definido ou até mesmo um fashionista, um criativo e um homem elegante. Aliás estes 3 últimos sabem incorporar qualquer peça dentro do seu estilo.
O que comunica: comunica que você é sério e tradicional. Pode até comunicar uma certa rigidez mas também se bem usada comunica uma certa elegância. As linhas retas com sensação de verticalização comunicam isso. Tudo depende do restante da produção.
Para quem: homens mais tradicionais seja por idade, por profissão ou por mentalidade. Recomendo para homens fortes e gordos que querem comunicar elegância alinhado a seriedade.
Quem deve evitar: homens muito magros.
Quem jamais usaria: seu amigo sexy ou homens mais românticos.
Calça Bootcut
Características: reta em praticamente toda a extremidade abrindo na parte de baixo. Uma calça boca de sino mais discreta.
Estilos que usam: criativos, fashionistas e cowboys são mais comum, mas um elegante saberia usar na medida. Na década de 90 alguns skatistas usavam ou seja, dá pra ficar interessante também no streetwear.
O que comunica: as linhas curvas para fora também comunicam dinamismo e atitude. Coisas que todos os estilos citados acima passam.
Para quem: homens altos e com pernas compridas vestem melhor.
Quem deve evitar: homens baixos e homens gordos. Estes dois eu não recomendaria.
Quem jamais usaria: um homem com um estilo mais atemporal e tradicional. Homens que transmitem sensualidade também evitariam esta modelagem de calça nos dias de hoje.
Calça Wide leg – Baggy
Características: calça reta porém muito solta ao ponto de praticamente não encostar no seu corpo em toda a sua extremidade. Aquele tipo de calça que cabem as duas pernas em um único buraco. Hoje elas estão mais curtas do que tempos atrás.
Estilos que usam: as jeans são mais difíceis de encontrar, porém ainda tem bastante skatista, fashionista e muita gente do meio da moda ousando no streetwear. Muito comum nas principais semanas de moda.
O que comunica: apesar de reta ela é uma calça fluída, com movimento. Ela vai formando dobras por parecer ter mais pano e isso passa dinamismo, algo mais animado. Dá a impressão de uma pessoa receptiva e alegre.
Para quem: por incrível que pareça ela fica bem em praticamente qualquer biotipo. Claro, tem que ser muito ousado e ter um estilo que combine para usar.
Quem deve evitar: homens muito altos não combinam e acredito que seja mais por conta do estilo.
Quem jamais usaria: praticamente todos os homens que não empregam os “estilos que usam”.
*as comunicações das modelagens tem embasamento em sintaxes da linguagem visual, semiótica e de ciências humanas e os comportamentos.
Modelos de calças que tem uma modelagem única
A calça jogger e a calça saruel tem uma modelagem única para seus estilos. Resolvi então não encaixar elas na lista de modelagens. Você não vai ver por ai que tem por exemplo uma calça jogger reta, ou uma saruel skinny. Elas simplesmente tem o seu nome e ponto.
Importante lembrar isso. Ah, e sim, existem jogger e saruel em jeans.
Mais nomenclatura
Track pants, cropped e destroyed. Além do modelo, da modelagem existem também alguns estilos que foram surgindo. A princípio lembrei destes 3 mas podemos encontrar muitos outros por ai. (se lembrar de algum, mande nos comentários)
Esses estilos de calça possuem uma característica peculiar que não interfere no modelo ou na modelagem. É possível por exemplo você encontrar uma calça jeans (tradicional de 5 bolsos), skinny, cropped e destroyed. Compliquei?
Vai mais alguns exemplos: calça jeans, straight e destroyed. Calça jeans, track (listras nas laterais) e com modelagem carrot.
Independente da modelagem dá sim para ficar elegante e estiloso e as fotos acima mostram isso. Não vá somente por modismo e influência dos, use aquilo que você gosta e que lhe cai bem. Experimente todos os modelos e sinta.
Agora que você conhece as modelagens de jeans não terá mais problema ao comprar. Vai saber exatamente o que quer para o momento certo.
E você. Qual estilo de calça jeans você gosta mais?
Não deixe de seguir a gente no Instagram. Estas e muitas outras dicas por lá.