Os tipos de sapatos casuais masculinos. Qual tem meu estilo?

Que sapato eu posso usar com terno? Qual eu uso no business casual? Qual sapato usar em um casual esporte? Hoje em dia existe uma variedade muito grande de sapatos e isso é consequência de um mundo mais casual, livre de alguns dogmas de etiqueta e muito mais criativo. Isso significa que dá pra usar um sapato casual em todas as situações citadas acima.
E o que define um sapato casual?
As situações e os trajes estão basicamente dividido em dois: social e casual. Dentro deles existem mais variações que eu expliquei no post sobre “Trajes e dress code masculino“. Se existem essas duas situações principais, os sapatos de uso comum tem então essa divisão de social e casual. Claro, assim como as botas, existem também sapatos utilitários, para práticas esportivas e para outras situações muito especiais.
Portanto, você entendendo o que define um sapato social, logo por exclusão, todos os outros são casuais.
- O sapato social possui cabedal em couro, couro sintético ou no máximo um couro nobuck;
- Seu solado é o tradicional fino de couro, de madeira ou de borracha que simula o de couro fino;
- Os mais comuns são os Oxford, os Derbys, os Bluchers, Monk Strap e alguns Loafers (ainda há controvérsias nestes últimos).
Estes são os únicos que podem acompanhar o verdadeiro traje social, composto por terno ou costume, com meias e gravata. Tudo de forma muito conservadora.
Agora que você entendeu sobre o que é um sapato social, você pensa “Então existe muitos modelos de sapatos casuais”. E você está certo. São tantos que nem sei se nomearam todos. Por isso resolvi falar dos mais tradicionais, os que tem características marcantes ou aqueles que são mais fáceis de encontrar por aqui no Brasil.
O que um sapato casual tem?
Os sapatos casuais não transmite uma formalidade. Conforme eu disse anteriormente, tudo o que não é um sapato social e que é de uso comum pode ser considerado um sapato casual.
Sola tratorada, solado branco ou colorido, formatos robustos, desenhos, costuras diferenciadas, cabedal em borracha, canvas ou camurça, modelos de cadarços, ilhóses diferenciadas. São muitos estilos e materiais. Muitos mesmo.
Mesmo com uma certa facilidade, ainda tem aqueles que podem enganar. Oxfords, Derbys e Loafers em camurça muitas vezes são vendidos como sociais mas não são. Camurça não é social.
Outros com solado de borracha, não possui aquele solado fino tradicional para um sapato social. Portanto, estes também não são sociais. Até mesmo um sapato com aspecto desgastado que pareça os sociais (que vem de fábrica), não entra no social.
Aos poucos e com exemplos vamos entendo juntos. Confira diversos modelos de sapatos casuais masculinos.
Sapato Oxford
Sapato Oxford nasceram como sociais, mas com o tempo veio crescendo as variações do seu estilo em modelos casuais. Sua característica é marcada pelos furos por onde passam os cadarços, diretamente na gáspea, ele é tudo uma coisa só (ele não tem aquela aba lateral).
Para quem?
Para homens de todos os estilos. Mais comum para aqueles com estilo moderno, criativo, romântico e elegante. Tudo vai depender de cores, material do cabedal, tipo de solado e variação não vai faltar. Cada estilo pode usar um com a sua cara.
Como usar?
Oxford, principalmente os casuais, tem uma anatomia mais fina, por isso não é recomendo usar com calças bootcut, cargos ou qualquer outra que seja mais solta ou fluída no corpo. Também não combina com Streetwear.
Use com calças e bermudas chino (acima do joelho) com um ótimo caimento. Com jeans slim e skinny também vai muito bem. Qualquer peça da parte de baixo que seja casual e mais justa ao corpo vai ficar legal.
Sapato Derby
O Derby é muito parecido com o Oxford, porém eles têm duas abas laterais por onde são passados os cadarços e não feito direto na gáspea. Há diversos modelos do Derby, com diferentes materiais e cores. Um sapato bastante versátil e que até as versões mais sociais calçam bem em looks casuais. Tem as mesmas ou até mais variações que o oxford.
Para quem?
Também para todos os estilos. No caso do derby, existem alguns modelos mais robustos e por isso homens rústicos, mais esportivos e sedutores também usam bastante. Vai muito bem com qualquer estilo!
Como usar?
Com jeans, chinos, alfaiataria, bermudas casuais… Encontre seu derby no seu estilo, com as cores que te agrada e manda ver.
Sapato Blucher
O Bluccher é muito, mas muito mesmo, parecido com o Derby. A diferença também está naquela aba onde passam os cadarços, porém o Bluccher tem a aba colada na lateral que vem da gáspea é mais sútil. Diferente do Derby que a aba é a lateral do sapato, diferenciando o que é a parte lateral e a frente do sapato. Com imagens fica mais fácil de entender.
Para quem?
Segue a mesma linha dos Derbys.
Como usar?
Mesma coisa que os Derbys.
Oxford, Derby ou Bluccher com Brogue – bicolor
Os brogues são basicamente os furinhos que complementam o design do sapato. Há diferentes tipos de sapatos com brogues, porém são mais comuns em Oxfords ou Derbys. Os bicolores vão e voltam na moda, mas os mais ousados sempre continuam usando. Aqui no Brasil se tornou algo comum nos sambas do Rio de Janeiro, principalmente nas cores preta e branca.
Resolvi falar separado dos sapatos citados anteriormente, pois de tão diferenciado que é, ele se tornou quase que uma categoria de sapato.
Para quem?
Para homens mais criativos, modernos, ousados ou elegantes que se sentem seguros em usar um sapato com muita personalidade.
Como usar?
Aqui no caso é importante se atentar as cores do sapato com o restante do look. De resto, todos os exemplos citados acima nos outros modelos são válidos.
Sapato Buck
O Buck é o clássico dos sapatos casuais. Ele já nasceu assim, mesmo sendo muito parecido com o Derby por conta das características do cabedal. O que muda? Seu solado é um pouco mais largo, com uma costura aparente e sempre tem uma cor na entre-sola contrastando com a cor do cabedal. O formato da biqueira é um pouco mais robusto e não possui muitos detalhes.
Antigamente ele era usado pelos homens aos finais de semana ou passeio com a tradicional calça caqui, já que o terno com sapato social era o traje do dia a dia.
Para quem?
Para todos os estilos mas quem vai gostar ainda mais deste modelo de sapato são os homens elegantes, os esportivos e os tradicionais.
Como usar?
Assim como o Derby, de todas as formas que entram no casual (não vale streetwear). Uma opinião pessoal, é que este modelo fica ainda melhor com calças chino ou alfaiataria usada de forma casual. Aposte!
Mocassim
O Mocassim é um clássico. Ele tem aquela costura em torno do sapato criada a milhares de anos. Existem mocassins de diferentes estilos, cores e tecidos. Existe também o Driver, um modelo de mocassim com borracha no pé, feito para dirigir. Também é comum usá-lo sem meia.
Para quem?
O mocassim já é algo voltado para os homens elegantes, esportivos e românticos, mais do que qualquer outro. Ele traz isso consigo: elegância, conforto, e por ser bem curto no calcanhar e ser usado sem meia ele também transmite uma certa leveza no visual.
Como usar?
Mocassins ficam mais legais com calças mais justas, tipo skinny ou slim. Lembre de deixar a barra na altura do tornozelo para ficar ainda mais interessante. Ele também vai muito bem com qualquer tipo de bermuda, até aqueles de água. Aliás, é um dos queridinhos quando o assunto é usar em balneários. Use sem meia em todas essas ocasiões.
Confira também como usar mocassim e loafer masculino.
Loafer
Vou generalizar ao falar dos loafers, pois existe mais de um modelo dele. Os Loafers são praticamente irmãos do mocassim. Inclusive rola até uma confusão de nomes e modelos que eu expliquei no post como usar mocassim (link acima).
O que diferencia, é que os loafers tem um solado mais tradicional, podendo ser usado desde os momentos mais casuais aos mais formais com muita propriedade.
Para quem?
Para homens elegantes, tradicionais, esportivos, românticos, modernos… Quase todos os estilos vão bem com os loafers. Escolha o modelo que mais te atrai e tenha um, pois ele é muito versátil.
Como usar?
O loafer é ainda mais democrático que o mocassim neste quesito. Como eles são bem parecidos, vale usar igual o mocassim conforme falei acima, mas ainda dá pra usar de forma muito interessante com costume sem gravata, por exemplo. Até com meia fica interessante quando usado com calça, claro. Por estes motivos que ele passeia em todas as ocasiões que não são formais/sociais.
Dockside
O Dockside é fácil de identificar. Ele lembra um tênis e é uma variação do mocassim. Seu cadarço geralmente é de couro e tem uma tira igual ao cadarço que atravessa o sapato na lateral. Não use, jamais, um dockside com meias.
Para quem?
Muito próximo do seu primo mocassim, ele fica muito melhor em homens elegantes, românticos, e principalmente os esportivos. Este último até prefere o dockside ao mocassim, pela similaridade com um tênis e pelo conforto.
Como usar?
Da mesma forma que um mocassim. O que eu gosto dele é que ele fica ainda melhor que o mocassim quando usado com calça jeans. Ele também é bastante comum em balneários.
Slipper
O Slipper é um sapato que lembra muito uma sapatilha e ao mesmo tempo está na família dos mocassins e loafers. Geralmente são lisos em cima, e possui uma abertura maior nas laterais. É considerado um sapato bem baixo e pode ser bastante luxuoso também.
Para quem?
Para homens mais elegantes e românticos. Um sedutor pode até arriscar usar um deste tipo, mas tem que tomar cuidado caso esteja com a perna muito forte. Por isso ele fica mais legal em homens com perna mais fina.
Como usar?
Existem diversos modelos de slippers, que podem passear desde o momento informal em um balneário até um momento de uma festa da Vogue, ou sendo usado com black tie. Mas nem por isso ele é um sapato social. Prefira sempre com calças, justas ao corpo, e sempre sem meia com o tornozelo a mostra de preferência.
Sapato Monk Strap
O Monk Strap tem uma característica muito peculiar. Ele possui uma alça de couro com uma, duas ou até três fivelas. São vários modelos também, e o interessante é que ele é da família dos loafers mas se aproxima muito dos sapatos que também podem ser usados no social, como o Derby e o Oxford. Inclusive existem modelos socias do Monk Strap.
Para quem?
Como existe muitos modelos de Monk, acredito que todos os estilos consegue se adaptar com um monk. Como vivemos no Brasil e é um sapato diferenciado, apenas homens seguros e com personalidade vai usar um deste.
Como usar?
Prefira usar sempre com calça pois mesmo sendo casual ele está muito próximo de um social. Tem que ser muito ousado para usar com bermuda e só use com bermuda se estiver muito seguro.
Use com calça chino, jeans, alfaiataria e principalmente com costume sem gravata.
Sapato Moc Toe
Você achou que só existia bota Moc Toe? Se enganou. Existe também sapatos Moc Toe. Ele se tornou uma categoria por ter aquela costura bem peculiar que fica no peito do pé e a sola bem robusta. Ai você pergunta: “Mas moc não vem de mocassim?”, sim, porém o mocassim também tem suas características peculiares assim como o dockside. O Moc é mais robusto e possui cadarços.
Para quem?
É um pouco difícil de encontrar, mas é um sapato que passa algo mais rústico e confortável. Homens esportivos, sedutores e modernos encaixariam melhor o uso do sapato moc.
Como usar?
Assim como as botas Moc, ele fica muito bem com jeans. Pessoas do estilo citado acima vão saber escolher bem a modelagem do jeans. Se fica bom com jeans, também fica com uma calça de 5 bolsos de algodão ou cotelê. Na última escala de formalidade que dá para usar é com uma chino. Alfaiataria já não fica legal com este modelo de sapato.
Sapato Desert
Achou que só existia botas desert? Assim como os mocs, também existem os sapatos deserts. Bem parecido com a bota, porém sem o cano médio.
Muito comum ser de camurça.
Para quem?
Para os estilos que gostam de um certo conforto, ou seja, esportivos e modernos. O elegante também conseguiria usar de boa, já que ele entende bastante de moda.
Como usar?
Jeans ou Chino. Acho que fica mais legal com calças claras e mais rente ao corpo. Tanto calça como bermuda. Pensa você passeando pelo deserto ou em um terreno mais rústico com um estilo deste passeio.
Sapatênis
O sapatênis é aquele velho dilema. Lembra muito um tênis, mas pode ser considerado um sapato. Há pessoas que não gostam (odeiam), mas ainda é muito usado no Brasil. E deve ser lembrado. Existem muitos modelos de sapatênis e também dá pra ficar estiloso com um.
Para quem?
Para homens com estilo esportivo ou um estilo mais urbano arrumadinho com skinny. Todos os outros estilos vão querer passar longe deste calçado.
Como usar?
Uma calça jeans ou calça de 5 bolsos de algodão mais rente ao corpo é o ideal. Acredito que o sapatênis passa essa coisa mais urbana. Não fica legal com alfaiatarias pois essas são mais clássicas, e se tem algo que o sapatênis não transmite é classe e elegância.
Alpargatas ou Espadrille
Um sapato feito totalmente de tecido com solado geralmente em corda de cisal. Muito informal e casual, mas tem gente que usa com alfaiataria e até costume. Tem um estilo muito único.
Para quem?
Para todos os estilo, e isso é sério. Muita gente deixa de usar por puro preconceito ou por se preocupar com opiniões alheias. Vale muito a pena usar um espadrille em um dia de praia, ou um passeio no calçadão do balneário a noite.
Como usar?
Se for usar com calça, prefira as mais rentes ao corpo. Do jeans às calças de sarjas e ate alfaiataria. Mas ainda é muito comum o uso apenas em balneários ou em dias quentes. Falando em dias quentes, nunca use em dias muito frios, pois a alpargata deve ser usada sempre sem meias e não combina com casacos pesados.
Conhecia todos estes modelos? Qual faz mais seu estilo? Deixa um comentário.
Não deixe de seguir a gente no Instagram. Além de dicas, curiosidades e inspirações você ajuda o blog a crescer!
Compre sapato casual masculino em nossa vitrine.