Preenchimento de mandíbula e mento – procedimento, preços e muito mais
Cada vez mais os homens vem buscando se cuidar, ficar mais bonito, atraente e muitos querem ter uma aparência com traços fortes e marcantes. Com isso o preenchimento mandibular e de mento (queixo) já vem desbancando como um dos procedimentos mais procurados nos últimos tempos.
Masculinização do rosto? Harmonização facial? Traços fortes? Tudo se enquadra. Pessoas com o rosto quadrado, retangular ou hexagonal com lateral reta transmitem uma certa rigidez e masculinidade. Quanto mais destacado forem os ângulos da mandíbula deixando o rosto com as linhas mais retas, com cara de super herói, mais essa mensagem fica clara. Já foi comprovado por pesquisas que homens mais masculinos e sérios se tornam mais atraente.
Tem também o lado harmônico. Rosto com linhas retas são mais fáceis de harmonizar com procedimento que um rosto com linhas curvas. Um rosto harmônico tende a ficar mais simétrico, e sabemos que nosso inconsciente acha mais bonito o que é simétrico. É importante frisar que apenas o preenchimento mandibular não garante um rosto harmônico.
Falei dos formatos de rosto masculino.
Preenchimento mandibular e queixo com ácido hialurônico
O preenchimento mandibular e do mento é um procedimento estético não cirúrgico. Ele pode ser mais simples do que parece mas nem por isso não devemos deixar de tomar as devidas precauções. Conversei com o Dr. Victor Bechara, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) sobre o procedimento e ele nos tirou diversas dúvidas.
“O procedimento de preenchimento do contorno inferior da face, isto é, mandíbula e mento, é realizado com ácido hialurônico, um produto compatível e encontrado no próprio organismo humano. O procedimento é realizado por um médico dermatologista ou cirurgião plástico, em consultório, com anestesia local, o que o torna bem tolerável.” disse o dermatologista.
Contra indicação, cuidados e riscos
Qualquer procedimento estético deve ser avaliado com bastante responsabilidade antes de ser feito. Escolher um bom profissional para realizar o procedimento é sem dúvida um dos primeiros passos.
O profissional irá te avaliar para saber se você tem alguma incompatibilidade com o produto e vai saber indicar a quantidade certa para o resultado esperado.
“As contraindicações do procedimento estão relacionadas a pacientes que apresentam algum tipo de incompatibilidade ao produto, tais como alergias (hipersensibilidade), história pessoal de doenças autoimunes, alterações de coagulação, locais com implantes permanentes prévios (como PMMA) e em locais com infecções ativas ou inflamações.” comentou o doutor.
O excesso do produto ou a má aplicação pode trazer sérios problemas. Um dos principais riscos de má aplicação é o ácido hialurônico atingir uma artéria.
“O procedimento está relacionado a diferentes riscos, embora seja considerado minimamente invasivo. O risco mais temido é relacionado à oclusão arterial, com complicações graves, tais como necrose tecidual, cegueira e até mesmo acidente vascular cerebral isquêmico. Outras complicações menos graves – porém importantes – são infecções, hematomas, manchas na pele, edemas, reações alérgicas, entre outras. ” concluiu Victor.
Certeza de um rosto com preenchimento
Outro ponto que você deve avaliar antes de qualquer procedimento estético, principalmente se tratando do rosto, é ter a certeza que você quer mudar. Psicólogos apontam que mudanças nos traços físicos podem acarretar em mudanças nos traços de personalidade e temperamento. Você também pode se arrepender por não se adaptar. No caso do preenchimento de mandíbula e do mento este problema pode não ser um problema tão grande assim.
“O preenchimento pode ser removido por meio da aplicação de uma enzima chamada hialuronidase, que promove a degradação do produto. Normalmente, é realizado em casos de sobrecorreção, ou seja, quando é aplicado produto além do necessário para certas regiões. No entanto, também pode ser utilizado caso o paciente não deseje mais os resultados do procedimento.” nos informou o dermatologista.
“existem casos em que há uma desproporção facial relevante, como os relacionados à retrognatismo (mandíbula retraída), hipomentonismo (queixo pequeno) ou assimetrias importantes, nos quais o preenchimento pode ser uma opção terapêutica, embora esses pacientes devam ser avaliados também por um cirurgião bucomaxilofacial para ver se há a necessidade de um tratamento cirúrgico para a melhora funcional.” concluiu.
Como o produto é compatível com o nosso organismo, ele acaba se degradando e com isso o procedimento vai perdendo o efeito inicial até seu rosto voltar ao que era antes. Caso queira manter o rosto no melhor “efeito Super Herói”, mais quadrado e harmônico o procedimento deve ser refeito de tempos em tempos.
“O procedimento tem uma duração de 1-2 anos, dependendo de alguns fatores, tais como: fatores relacionados ao próprio produto (tipo e qualidade de ácido hialurônico injetado) e fatores individuais dos pacientes, tais como tabagismo, alimentação e prática de atividades físicas de alta intensidade.”
Cuidados pós-procedimento
Segundo o dr. Victor Bechara, existem alguns cuidados pós procedimento simples mas que requerem atenção:
- evitar massagear as regiões afetadas pós-imediato;
- evitar praticar qualquer atividade física durante 24 horas após a aplicação;
- evitar locais quentes e com alta incidência de radiação ultravioleta;
- usar filtro filtro solar.
Quanto custa o procedimento em média?
“O procedimento depende da avaliação clínica e estética do médico, que irá quantificar o número de ampolas para cada paciente, no entanto, existe uma média de preço que está em torno de 6-9 mil reais. Alguns casos, nos quais há necessidade de maior correção, o procedimento deve ser feito em duas etapas e os valores podem ser mais altos.” nos informou o doutor Victor Bechara.
*Essas informações são de Setembro de 2019.
Independente da motivação que o levou a procurar este ou qualquer procedimento estético, avalie com cautela. Conforme falei anteriormente, seu rosto traz traços de sua personalidade e identidade. Após avaliar e ter a certeza, busque um profissional qualificado que vai te tirar todas as dúvidas e te indicar o necessário. No caso do preenchimento mandibular, busque um dermatologista ou um cirurgião plástico com as capacitações necessárias e manda ver!
Sobre o dermatologista Victor Bechara: Formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pela Ludwig Maximilians University, na Alemanha, Victor é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Especialista em Laser pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, já trabalhou na Clínica Dr. Alexandre Filippo e no Centro Dermatológico Prof. Azulay. Atualmente, atende em consultório próprio, no Leblon.
A clínica Dr. Victor Bechara oferece uma ampla variedade de procedimentos, como peeling, MD Codes, bioestimuladores, lasers, rejuvenescimento íntimo, preenchimento, toxina botulínica, fios de sustentação e harmonização facial.
Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 204 – Leblon, Rio de Janeiro
Instagram: @drvictorbechara