Como usar jaqueta de couro masculina e qual modelo escolher?
As vezes chamamos apenas de jaqueta de couro mas devemos lembrar que couro é o material. Sabe o que isso quer dizer? Que existe uma infinidade de modelos de jaquetas de couro. E digo mais, vale lembrar também que existem várias cores além das tradicionais preta e marrom.
Se existe toda essa enxurrada de modelos de jaquetas de couro a dúvida maior que fica é: “Qual modelo de jaqueta de couro eu devo escolher para o meu estilo?“. Estou certo? Depois vem o “como usar?”.
Um breve resumo da história do couro como roupa
O couro é um dos mais emblemáticos e importantes materiais para roupas e calçados da história. Pesquisadores descobriram pinturas do período neolítico (mais de 5000 a.C.) onde se via pessoas trabalhando na confecção de roupas e calçados com o couro dos animais.
Na Grécia antiga ocorreu um grande avanço. Homens aprenderam a trabalhar curtindo e tingindo o couro para uma melhor confecção. Egípcios e Romanos também tiveram seus momentos. Após estes períodos os maiores avanços vieram mesmo no século XX, assim como a moda e sua democratização de um modo geral. As grandes guerras, a contracultura, a cultura pop e a libertação dos jovens foram primordiais para o que conhecemos hoje.
Além de curioso, conhecer um pouco da história faz a gente entender um pouco das roupas de couro, e ajuda entender estilos e contextos nos dias de hoje. Mais pra frente tudo ficará mais claro.
O couro e os estilos
Todos temos um estilo único porém este estilo único é moldado também a partir de 7 estilos universais estabelecidos dentro de um estudo de marketing e comportamento. Escrevi o “também”, pois o seu estilo envolve ainda mais variáveis de psicologia (comportamento, postura, temperamento), antropologia, sociologia e muito mais.
Já falei dos 7 estilos universais masculinos. Lembra sempre que podemos ter mais de um destes estilos no nosso estilo pessoal.
No começo a intenção era apenas se proteger. Depois proteção e estética, para então chegarmos nesse aglomerado de questões em torno de uma vestimenta. Enfim. Vamos ao ponto!
Confira como cuidar e limpar sua jaqueta de couro.
Jaqueta de couro e o estilo sedutor/sexy
A grande maioria das jaquetas de couro que conhecemos hoje se enquadram no estilo sedutor/sexy (se você já leu sobre os 7 estilos, vai entender). Isso porque o tecido de couro, vale também para os sintéticos que imitam couro, tem o aspecto muitas vezes pesado, justo (próximo ao corpo) e com brilho suficiente para tal (não incluo camurça). Não é um tecido fluído ou leve.
Por aspecto cultural, associações e estética nosso cérebro já entende assim. Principalmente se a jaqueta tiver linhas retas e pontas no design ou nas costuras.
Lembra que eu disse que podemos ter mais de um estilo dentre aqueles sete? Se você tem muito do estilo sedutor você vai se adaptar a qualquer jaqueta de couro justa ao corpo e com ótimo caimento. Se seu estilo não condiz nem um pouco com este estilo, tenha cautela na escolha da jaqueta de couro pois você pode comprar qualquer uma e nunca usar porque não se sente bem ao usá-la.
Jaqueta de couro em outros estilos
O estilo de uma pessoa não é exatamente quantitativo mas conseguimos determinar por auto percepção se somos mais, menos, muito ou pouco de um determinado estilo. Saber isso vai te ajudar na escolha da sua jaqueta de couro.
O estilo que anda na contramão do sedutor é o romântico por conta de suas características. É muito difícil um homem predominantemente romântico usar uma jaqueta de couro, diria que quase impossível. Se você se identifica assim, sugiro escolher jaquetas mais arredondadas, fluídas e de cores claras ou em tons pastéis. Lembra que eu disse sobre existir várias cores além do preto e marrom? É muito difícil de encontrar, não impossível. O uso de acessórios como lenços, echarpes ou cachecóis que condiz com este estilo também ajuda na construção do look.
Pessoas que tem outros dois estilos como dominantes vão saber comprar e usar diferentes modelos e cores de jaquetas de couro. É o caso dos elegantes e dos criativos. Isso porque eles conhecem, buscam e sabem onde encontrar o que há de melhor e/ou diferente no mercado.
Com exceção do romântico, todos os outros estilos podem ter um pouco a mais do sedutor/sexy, mas cada pessoa vai combinar melhor com um modelo de jaqueta de couro de acordo com seu estilo e as ocasiões de uso. Se você comprar com assertividade, se conhecendo e conhecendo os modelos, sua jaqueta de couro vai ser sua cara e usada com muito mais frequência.
Modelos de jaqueta de couro
Para cada modelo tentarei explicar de forma clara o estilo e as opções de uso de cada jaqueta. Em praticamente todos os modelos, jaqueta na altura ou acima do cós da calça fica com um aspecto mais moderno e jovial, jaqueta abaixo do cós da calça transmite mais maturidade e conservadorismo. Espero que você consiga escolher a sua!
Jaqueta Aviador
Uma clássica feita para homens maduros. A jaqueta aviador com bainha de elástico se torna mais arredondada ou cheia (imagem abaixo), portanto ela pode ser menos usual para aquele estilo sedutor demais. Em contrapartida, pessoas com sobrepeso vestem bem este tipo de jaqueta. Existem também as mais justas sem bainha de elástico e com lã na lapela.
Como usar?
Esta é uma jaqueta bastante versátil, portanto você pode usar em diversas ocasiões desde calça jeans, botas e camiseta, até uma calça de alfaiataria, sapatos e camisa como os aviadores e militares, que deram origem ao nome da jaqueta. Quanto mais discreto os bolsos e as costuras, melhor. Uma curinga!
Para quem?
Para homens mais discretos, tradicionais, que gosta de conforto sem perder a elegância. Por ser mais pesada e quentinha, ela é melhor para quem mora ou frequenta lugares mais frios.
Evitar
- Usar com tênis;
- Usar no estilo streetwear. Realmente não fica legal.
Jaqueta Bomber
Já falei e dei exemplos de como usar uma jaqueta bomber. A diferença em usar a bomber de couro em relação as demais é apenas o ar mais adulto que ela passa. O couro e a silhueta mais justa do couro remete a isso.
Como usar?
Ela fica bem no casual com botas, calça jeans e até tênis minimalistas, assim como alfaiataria, camisa e gravata.
A bomber é outra curinga mas coloco uma ressalva. Homens muito magros deveriam evitar este modelo por ser básico, mais justo e com poucos detalhes.
Para quem?
Para homens modernos e elegantes que gostam de estar impecáveis quando o assunto é estilo. Uma curinga para quem precisa de uma opção informal e ao mesmo tempo semi formal. Como ela não é tão pesada, para quem mora em lugares de temperatura amena ela pode ser uma boa opção por te dar muitas possibilidades de uso.
Evitar
- Usar de forma muito informal ou streetwear;
- Usar com tênis chamativos (corrida, coloridos, muitos detalhes).
Jaqueta Shearling – com lã de carneiro
Ela tem semelhanças com a jaqueta aviador porém essa é toda forrada e tem a gola com lã de carneiro. A gola também é um pouco mais avantajada, lembrando até um casaco. Mais difícil de encontrar ou e até mesmo usar aqui no Brasil por ser pesada e quente demais.
Como usar?
Se você é do Sul do país talvez consiga usar mais vezes. As dicas são as mesmas da jaqueta aviador, porém a Shearling consegue transmitir algo ainda mais sedutor por conta da gola. Ela fica melhor em homens altos.
Para quem?
Para homens que gostam de se destacar, chamando a atenção por sua sensualidade espontânea. Homens de estatura média ou altos, principalmente aqueles com pescoço comprido. Para usar nos frios mais pesados. Fica legal nos homens com estilo lumbersexual (lenhador).
Evitar
- Homens baixos devem evitar este tipo de jaqueta. O peso e a gola dela vai te achatar.
Jaquetas Biker ou de motociclista (motorcyle jacket)
Motociclismo e jaqueta de couro são como arroz e feijão. É possível imaginar um sem o outro? Sim, mas os dois ficam muito melhor juntos!
Desde a primeira bikers jacket lá em meados dos anos 20, fica difícil não associar couro com motos. As jaquetas biker tem toda uma mítica através de sua história nas corridas de moto e no cinema.
Proteção na queda e design pensando no conforto do motociclista. A receita para a jaqueta biker é essa! São três os principais modelos de jaqueta biker: a Perfecto, a Café Racer e a Track.
Mais da história das jaquetas biker aqui e aqui (em inglês).
Jaqueta Perfecto
Um ícone da moda masculina! A primeira jaqueta feita para motociclistas que logo caiu nas graças do mundo fashion. Hoje nem é tão usada pelos motociclistas.
Seu estilo ajustado, curta, com lapelas avantajadas que formam triângulos caso estiver aberta, e faz uma linha diagonal caso fechar o zíper, além do cinto (que vem em algumas) e botões prateados, indica uma jaqueta totalmente sexy.
Vale lembrar que ela tem este design , digamos, diagonal pois dava mais conforto e protegia do vento na hora de pilotar a moto.
Como usar?
Se você tem muito do estilo sedutor que já falei aqui no post, ela é ideal para você. Se for magro então, melhor ainda. Principalmente se você for bem casual e até streetwear. Vai bem com tudo mas o tradicional jeans com botas é o mais lembrado.
Se você for um homem gordo, evite este tipo de jaqueta. A estética da jaqueta como comprimento, caimento e informações visuais não cai bem neste biotipo.
Para quem?
Para homens com um estilo rocker, sedutor, que gostam de se destacar por seu jeito despojado. Legal para quem curte streetwear também. Veste muito bem em homens magros.
Já falei sobre dicas de como se vestir para homens magros.
Evitar
- Homens gordos e até os muito fortes na parte de cima devem evitar.
Jaqueta Biker ou Café Racer
Este modelo já possui menos detalhes. Seu zíper é central e ela não tem colarinho ou lapela. Em contrapartida todas elas tem algum tipo de reforço na estrutura para proteger o motociclista em possíveis quedas. Por conta destes reforços é comum encontrar a jaqueta Café Racer (que antigamente era chamada apenas de Biker) com detalhes visíveis na parte de fora, como ondulações ou bolhas nos ombros e braços.
Como usar?
Ela também é uma jaqueta justa, portanto sexy. Quando ela tem muitos detalhes ou desenhos ela consegue ser tão informal quanto a Perfecto, porém a lisa te dará mais possibilidades do casual ao mais formal. Use-a com jeans, chinos e calça de sarja (quanto mais justa, mais interessante), botas, sapatos casuais ou tênis mais minimalistas. Dá para usar com camisa social também. Muito versátil!
Para quem?
Motociclistas e roqueiros da velha guarda que curtem o lifestyle dos motociclistas. Como existem jaquetas Café Racer com diversos detalhes diferentes, encontre uma que combine com você e aproveite! Para os homens gordos, sugiro aquelas com menos detalhes possíveis.
Evitar
- Usar muito formal, com alfaiataria ou gravata por exemplo.
Jaqueta Track
Outra jaqueta bastante usada por motociclistas que inclusive inspirou as jaquetas que hoje são feitas exclusivamente para andar de moto (mais speed). A principal diferença dela para a café racer está na gola. A jaqueta track tem a gola mais alta e um botão para fechar a gola e proteger o pescoço.
Como usar?
As dicas são as mesmas que dei para a jaqueta Café Racer. Para os mais baixinhos, ela pode alongar sua silhueta, se isso te interessar. Calça jeans e de sarja são as mais recomendadas, assim como botas e sapatos casuais.
Para quem?
Motociclistas, roqueiros e quem curte estes lifestyles. Se você tem um estilo mais rústico, próximo ao lumbersexual (lenhador), também vai gostar deste estilo.
Evitar
- Usar de maneira muito formal se sua jaqueta tiver muitos detalhes.
- Usar a jaqueta exclusiva para andar de moto (aquele com desenhos e logos) se você não estiver andando de moto.
Jaqueta Harrington
Sabe aquela jaqueta de couro mais alinhada, com uma gola bastante tradicional? Essa é a Harrington, umas das mais fáceis de encontrar.
Tome cuidado ao comprar uma jaqueta deste estilo. Ela é a mais fácil de errar no caimento e isso pode estragar por inteiro seu visual. Muita gente acha uma jaqueta sem graça pois a maioria das pessoas que usam não souberam comprar com o caimento certo. Lembra daquelas regrinhas básicas: costura na linha do ombro, cava da manga mais justa, rente ao corpo para te valorizar e comprimento na altura do bolso da calça.
Como usar?
Use com jeans, com chino, com sarja, com alfaiataria. Ela também vai bem com tudo. Só não combina mesmo com algo informal demais, coisas que os mais descolados usam. Ex.: jeans rasgado, super skinny, sneaker hypados e por ai vai.
Para quem?
Homens elegantes, retrô e/ou tradicionais. Para quem é mais discreto na forma de se vestir, principalmente quem trabalha em cargos mais conservadores ou acha que tem uma idade mais avançada para usar jaqueta de couro.
Evitar
- Informalidade extrema. Este modelo não combina nem um pouco com informalidades.
- Caimento ruim. CAIMENTO! (em caixa alta para ficar claro) Por isso prove antes e quantas vezes for necessário. Reformar ou mandar ajustar jaqueta de couro sai bem mais caro que uma camiseta ou camisa. Pense nisso.
Jaqueta com Capuz
Por mais jovial que seja, confesso que gosto bastante deste modelo de jaqueta de couro.
Geralmente o capuz é em moletom ou outro material bem quentinho, como pelos. Seu estilo é bastante casual, por isso dela ser jovial.
Como usar?
Diferente da maioria das outras jaquetas de couro, ela pode ser usada bastante no streetwear.
Portanto, se você acha que tem um estilo bem casual e jovem, ela pode ser a boa pedida para usar com frequência, independente do seu biotipo. Ela também te dá muitas possibilidades de uso, e com isso você ficará com menos dúvidas para combinar.
Para quem?
Para jovens e homens com estilo e espírito mais jovem. Para quem precisa de uma jaqueta bem informal para o dia a dia.
Evitar
- Usar em momentos mais formais, como uma reunião de negócios por exemplo.
Dicas de como usar jaqueta de couro para homens gordos
Nunca feche o zíper de sua jaqueta até o pescoço. Usar a jaqueta com ótimo caimento é muito importante, e se você fechar esta jaqueta com ótimo caimento ela vai te deixar como se estivesse sido embalado à vácuo.
Use aberta para fazer duas linhas verticais e valorizar seu biotipo, ou suba o zíper até a metade ou terceiro quarto (altura do peito). Com isso você cria um “V” na abertura, que te deixará mais elegante.
Outros modelos
Existem muitos outros modelos, como a Varsity ou colegial, e algumas utilitárias. Dentre as utilitárias a mais comum é a Safari que já entra na categoria dos casacos ao meu ver. Não vou entrar em detalhes pois são mais difíceis de encontrar por aqui no Brasil. Mas não é só por isso. A colegial é aquele estilo bem adolescente ou jovem, não tem muito o que explicar.
Blazers e casacos de couro
Corre que é cilada! Evite blazer, qualquer tipo de casaco ou sobretudo de couro, não fica legal em quase ninguém, principalmente aqui no Brasil. Juro! A não ser que você seja o Beckham que fica bem com tudo, o Neo (Matrix), algum rockstar ou bastante ousado e fashionista para isso, evite.
Jaquetas de camurça, outro tipo de couro, fica para um próximo post. Ok?
Espero poder ter ajudado você a decidir qual jaqueta de couro combina com você e com seu estilo. Conta pra gente qual jaqueta combina com você?
Qualquer dúvida, pode mandar.
Confira também “Estilos de jaqueta e casacos masculinos.”
Compre jaqueta de couro em nossa vitrine.