Traje social masculino – dicas de estilo
Se é de traje social que você quer entender então vamos aprender juntos! Muitos o chamam de estilo social masculino mas é difícil de enquadrar o social como um estilo. Social entra mesmo como um tipo de traje, estilo de roupa para uma ocasião. É errado falar “estilo social”? Diria que não, pois a semântica da palavra “estilo” por ser tão ampla e complexa nos permite isso.
Muita gente ainda tem dúvida do que é o traje social, como identificar, o que usar, como usar, entre outras coisas. Hoje novas palavras que indica uma característica são colocadas no termo “social” deixando os homens ainda com mais dúvidas. Por exemplo: social despojado, social esporte, social fino (alguns nem fazem muito sentido). Se limite ao social ou social completo.
Vamos chamar então apenas de “traje social masculino”. Certo?
Para entender melhor tudo isso o primeiro passo é conhecer os diferentes tipos de trajes e ocasiões. Inclusive mostrei que o traje social se enquadra no Dress Code “passeio completo” ou “business formal”.
Dicas para um traje social elegante e moderno
Por mais que o traje social seja atemporal e se enquadra no estilo elegante ou tradicional, algumas mudanças vão sim ocorrendo com o tempo. Mudanças boas que ao longo dos anos vieram para ficar e para somar como é o caso das barras das calças mais curtas, cortes slim, lapela fina, gravata slim, paletós mais curtos, entre outros. A maioria dessas mudanças se deram a partir da década de 50. Mudanças boas!
Existem também as tendências que logo caíram em desuso mas sempre voltam de alguma forma com alguns fashionistas. Alguns exemplos: ombreiras retas e muito estruturadas (anos 20, 30 e 80), calças com o cós muito alto chegando quase no peito (anos 20, 30 até 40), camisa escura e gravata clara (anos 30), calças boca de sino (anos 70) e em muitas décadas o péssimo caimento também surgiu como tendência (principalmente anos 80 e 90).
Como usar o traje ou roupa social, então?
Traje social é costume com gravata
Já vou começar polemizando. Sim, traje social é o que chamamos de “terno e gravata”. Nada além disso se enquadra no social. O social pode ser colocado em convites também como “passeio completo”. É a mesma coisa.
Costumes com cores muito chamativas, calça de uma cor e paletó de outra, sapato de camurça, sapato sem meia… todos estes detalhes que muitos dizem ser social entra mesmo no business social ou business casual. Alguns podem até ser chamado de Street Style (basta uma busca no Instagram para entender).
Já que o social é com gravata, logo você precisa usar meias. Usou gravata dentro do estilo tradicional e formal, use meias. Isso não é uma regra para looks casuais e com gravata casual (sim, existem gravatas casuais como por exemplo gravata de crochê ou de ponta quadrada).
Quais cores usar?
Prefira os costumes de cores médias a escuras. Azul e cinza é o que existe de mais tradicional, seguido pelo preto. Alguns tons de marrom que se enquadram no neutro e o verde oliva são opções interessantes e diferentes.
Os beges (marrom com mais luz) e o cinza claro são os primeiros da lista quando pensamos em cores claras. Escolha estes claros para eventos ou trabalho durante o dia (isso é uma questão de gosto minha mesmo). Eles chamam muita atenção durante a noite e não passa um ar de elegância que a noite exige.
A melhor escolha para a camisa é a branca. Não tem erro! Em seguida vem o azul claro e os tons pastéis (rosa claro, amarelo claro, entre outros). Listradas e colarinho branco também vale.
Quer usar uma camisa mais escura? Sugiro usar de forma monocromática combinando com o costume e gravata. Vai ficar elegante demais! Já falei sobre como combinar cores de roupas e explico sobre o monocromático.
Aprenda como lavar, passar e guardar corretamente sua camisa social.
Caimento é rei!
Vale sempre lembrar que junto com a combinação de cores o caimento é uma das coisas mais importantes. Seu costume, tanto paletó como a calça, devem ser “moldado” ao seu corpo. Não precisa ser justo, skinny ou slim. Ele precisa ser do seu tamanho! O corte é outra coisa.
Se comprou pronto em uma loja, os vendedores podem indicar os ajustes necessários e estes ajustes são feitos na própria loja. Se deseja um terno sob medida (be spoke), vá a um alfaiate. Lá ele vai indicar o que é melhor para você ou você pode levar suas referências para ele fazer igual.
Cortes e estilos que irão te deixar elegante e moderno.
Hoje o que você mais encontra por ai são costumes slim com corte italiano e lapela notched geralmente mais finas. São modernos e elegantes! Porém existem muitos outros que também vão te deixar elegante, diferenciado da maioria e mudar bastante seu estilo.
Paletós com menos estrutura, lapela notched mais larga, lapela peacked e calças retas são algumas das coisas que você pode mudar para se diferenciar. O estilo inglês de terno também pode ser uma boa escolha. Não é a toa que os ingleses são considerados os homens mais elegantes do mundo.
Difícil encontrar estes estilos “diferentes”em lojas que vendem ternos prontos. Mandar fazer é solução. Seguem algumas sugestões bacanas em imagens como referência.
Veja também os diferentes tipos de cortes e padronagens de terno.
Paletó de abotoamento duplo ou transpassado.
Eles ressurgiram por ai como uma fênix, ainda mais fortes e mais bonitos. Ainda bem! O paletó de abotoamento duplo ou paletó transpassado traz um ar de modernidade e ainda te deixa bonito e estiloso. Com certeza você vai chamar a atenção pelo estilo e elegância usando um deste.
Alguns dizem que não é aconselhável para homens mais gordos, outros para homens muito magros. É tudo mentira. A linha diagonal que este tipo de paletó faz em nosso tronco traz um visual bonito e marcante para qualquer biotipo. Pode apostar!
Dicas para escolher as gravatas
A primeira dica que eu dou é que você escolha uma gravata com a grossura similar ou igual a lapela que você está usando no paletó. Usar uma gravata slim com uma lapela grossa, ou ao contrário, vai destoar um pouco. Mas posso provar (veja a foto abaixo) que em alguns casos até é possível ficar legal. Isso mostra que na moda não existem regras absolutas.
Para escolher a cor da gravata, sugiro olhar a cor do costume para combinar. O costume preto e o cinza te dão mais possibilidades. Sugiro novamente olhar o nosso post como combinar cores de roupas.
Estampa, padronagem ou cor bruta? Os três tipos são interessantes. A cor bruta não tem erro.
Padronagem é o que vai te deixar muito elegante. Poá, quadriculado e listras diagonais são as mais fáceis de encontrar e combinar mas também existem pequenos padrões de um desenho, geralmente geométrico (quadrados, losangos, entre outros) que fica muito legal. Aposte!
Fuja de desenhos como bonequinhos, cifrão ou qualquer tipo de símbolo ou cartoon. A estampa legal para se usar na gravata é a estampa paisley e suas variações. Gravatas com flores tem raras exceções que podem ficar bom, e isso vai condizer com o momento (não use no trabalho) e o estilo da pessoa.
Importante! O comprimento da gravata deve atingir o cós da calça.
Confira também como dar nó em gravata com os nós mais clássicos e tradicionais.
Lenço no bolso do paletó, o algo a mais que faz a diferença
O branco é o que existe de mais formal e elegante e faz uma diferença enorme no visual. Para o uso do lenço branco prefira a dobra clássica, aquela que fica uma pequena faixa reta para fora. Aconselhável para qualquer situação que exige social.
Lenços coloridos e estampados já podem destoar um pouco para uma reunião de negócios ou para o trabalho que exige social, portanto cuidado. Prefira usar estes lenços em eventos a noite como coquetéis, casamentos, convenções, jantares entre outros. A dobra pode ser tanto a clássica como a de dois bicos ou três bicos. Para o traje social, evite deixar o lenço de forma desestruturada no bolso do paletó.
Mas como combinar o lenço?
Jamais combine com o mesmo tecido, cor, padronagem ou estampa da gravata, o famoso estilo conjuntinho. Fica bem estranho. Ai você me pergunta: “Então posso usar qualquer cor?”. Muita calma.
O lenço deve sim combinar com a gravata ou com o costume. Tudo tem que estar em harmonia. A primeira opção, que vai te deixar mais elegante depois do branco é usar uma cor análoga a gravata ou ao costume. A segunda opção que eu aconselho é usar uma cor monocromática a cor da gravata. Algo como um tom sobre tom. Na terceira opção, use com uma cor complementar a gravata e por último uma cor que está na tríade.
Coletes, usar ou não usar?
Se faz parte de sua assinatura e do seu estilo, aconselho sim o uso para qualquer ocasião que exija o social.
Se você não tem o colete como uma “assinatura” prefira usá-lo somente em eventos ou dias mais frios. O terno completo para um dia de trabalho ou uma reunião de negócios pode ficar over demais!
Sapato social com solado de couro ou madeira
O sapato social para uso em traje social precisa ser de couro com solado de couro ou madeira. Existem sapatos vendidos como sociais com solado de borracha mas prefira estes com um costume sem gravata ou algum look com blazer mais casual.
Quanto mais minimalista o sapato for, melhor! Evite os sapatos com bico quadrado (reto) ou com aquele reforço nos furos que passa o cadarço (ilhóses). Dica de amigo.
Tenho quatro sugestões de modelos que não falham. Sapato oxford, sapato derby, monky strap e sapato penny ou tassel loafer. Outros além destes já não se enquadram muito no social. As cores? Preto e tons de castanho, inclusive aquelas cores que levam nomes de bebidas. Acho legal demais!
Qual a cor da meia que devo usar?
Para o social você tem três opções e vou elencar da mais formal para a menos formal: mesma cor da calça, mesma cor do sapato, cor monocromática a calça.
Se você for daqueles criativos e que sabe o que está fazendo, pode usar uma meia com a cor análoga ou complementar a calça. Mas mesmo criativo, só use isso em eventos. Nada de usar meias coloridas no trabalho que exige social.
Relógio, a principal joia do homem
No estilo social a preferência é usar relógio com pulseira de couro, independente do estilo dele. Inclusive já falei dos estilos de relógios de pulso.
A pulseira de couro deve combinar com o sapato.
Durante o dia, tanto para o trabalho quanto para um evento, hoje em dia é aceitável o uso de um relógio com pulseira de metal. Não exagere no tamanho ou na informalidade do design deste relógio.
Sem cinto, sem problemas
O cinto deve ser da mesma cor do sapato e da pulseira do relógio. No caso de sapato em tons castanhos, nem sempre é fácil encontrar a cor exata, por isso pode combinar com outro tipo de castanho que se aproxima.
Quer algo moderno e elegante? Não use cinto. Hoje em dia muitas calças de costumes vem sem passadores de cinto ou o cliente pede isso para o seu alfaiate. Mesmo se sua calça tiver passador, ainda sim dá para usa-la sem cinto. Pode apostar!
Recapitulando
- Traje social é o famoso costume com gravata;
- Evite tendências, use o básico, tradicional e atemporal;
- Prefira as cores sóbrias ou neutras;
- Se escolher um costume claro, melhor usar durante o dia;
- Camisa branca ou azul clara, seguida pelas em tons pastéis ou monocromática junto com o costume e gravata;
- Caimento é rei;
- Corte não é a mesma coisa que caimento;
- Invista em diferentes tipos de lapela, cortes e tipos de calça;
- Abotoamento duplo é a sensação do momento e não é uma tendência. É clássico, bonito e elegante;
- Escolha a gravata de acordo com a lapela do paletó;
- Combine a cor da gravata com a cor do costume;
- Prefira gravatas em uma cor bruta, com padronagem sutis como listras, na diagonal e poá ou com estampa paisley;
- Gravata deve atingir o cós da calça;
- Lenço branco dobrado em estilo clássico é mais formal. Lenço colorido deve combinar de forma análoga, monocromática ou complementar a gravata;
- Prefira usar colete em eventos (terno completo);
- Sapato social tem solado de couro ou de madeira;
- Melhores cores para sapato: preto e tons de castanho;
- Meias da mais formal para a menos formal: mesma cor da calça, mesma cor do sapato, monocromática a calça (tom sobre tom);
- Relógio com pulseira de couro. Combine com a cor do sapato;
- Cinto combinando com o sapato. Hoje em dia não usar cinto também é uma opção.
Todas essas dicas podem ser usadas em looks para casamento onde o Dress Code é social ou passeio completo.
Confira também o que é o traje esporte fino masculino.
O que achou das dicas? O que você sabia ou imaginava que era o traje social? Ficou alguma dúvida? Não deixe de comentar!
Se você gosta do nosso conteúdo, segue a gente no Instagram para dar uma força. Lá tem muitas dicas e curiosidades legais.