Trajes masculinos – entendendo dress code e o que pede a ocasião
Parafraseando Noel Rosa “Com que roupa, eu vou?”, que tal entender um pouco sobre dress code e os tipos de trajes masculinos? Chega de dúvidas.
O que é casual? O que é social? O que é esporte fino?
Primeiro vamos entender a ocasião. Você já deve ter ouvido falar que a ocasião é formal ou que é informal, essa última que caracteriza diferentes tipos de casual. Basicamente existe esta única divisão mas podemos incluir também o ultra formal que é o traje white tie para festas de gala.
Ocasião no dicionário: encontro de circunstâncias; conjuntura; situação.
O dress code e os trajes masculinos – entenda
Para definir de forma mais clara as diversas ocasiões do cotidiano, principalmente as formais, foram criados os códigos de vestimenta, o que chamamos de “dress code”.
Dress code e traje. Os termos podem confundir pois estão dentro de um mesmo contexto.
Dress code é o código para determinar o traje. É apenas a “regra” que deve ser seguida.
Por exemplo:
- O dress code para a festa é black tie;
- O dress code da empresa é social completo.
Traje é a própria vestimenta, a sua roupa.
Por exemplo:
- O traje é smoking com gravata preta mas chamamos também de black tie como associação;
- O traje é terno e gravata mas pode ser também social completo como associação.
Percebeu as diferenças e as semelhanças?
Para ficar ainda mais claro destaco as ocasiões informais. Na rua, em um churrasco ou em um show de rock, as pessoas não vão exigir um dress code. Se não há regras você pode ir como quiser, com liberdade mas também com bom senso pensando na ocasião. Portanto seu traje para a ocasião pode ser streetwear, esporte fino e até social completo, por que não? (pode fazer parte do seu estilo ou você pode ir direto do trabalho)
Streetwear no caso entraria no mais livre e casual dos trajes e por isso dificilmente vão exigir este dress code para qualquer evento que seja.
O dress code nem sempre é exigido mas ele está ali de alguma forma, mesmo que implicitamente, seja por costume ou por padrão. Para você não se sentir deslocado em um evento ou em uma tribo específica, você acaba adquirindo este “dress code implícito”, um código de vestimenta que não é exigido mas que vai te incluir de certa forma dentro daquele grupo. Isso também é se vestir conforme a ocasião.
*Não vou entrar em discussões antropológicas mas quis mostrar alguns cenários possíveis.
Trajes masculinos e as ocasiões
Streetwear
A moda que vem da rua, sem um padrão. Streetwear surgiu como expressão de comportamento dos jovens das ruas, influenciados pela música, pela arte popular, pelos esportes urbanos e como protesto político. Muitos o definem como seu estilo e usam para quase todas as ocasiões, seja trabalho, lazer ou festas.
Mais sobre o streetwear no blog Plataoplomo.
Ocasião: (muito) informal.
Dress code: não tem.
Roupas chaves: calça jeans, calça de sarja, camisetas, regatas, camisas casuais, jaquetas, bermudas e moletom.
Calçados: tênis, sapatos casuais, botas e coturnos.
Veja também os estilos masculinos.
Ultra casual
Para aqueles momentos muito casuais, para relaxar. Geralmente usado no verão por conta do shorts, uma peça ultra casual mas também há trajes muito casuais para o frio, composto por moletom por exemplo. Passeios em balneários, passeio no parque, churrasco, pool parties, ficar em casa de bobeira, encontrar amigos para bater papo na rua… Não confundir com ser desleixado.
Ocasião: informal.
Dress code: não é considerado um código ou uma regra.
Roupas chave: shorts, bermuda jeans, camisa de manga curta, camiseta, regata, camisa casual, calça de moletom, moletom com capuz, calça jeans rasgada.
Calçados: sandálias, chinelos, alpargatas, tênis casual, dockside.
Esporte – casual
Aqui a coisa começa a ficar mais arrumada. Por conta do Brasil ser um país onde a maioria das pessoas se vestem de forma muito casual ou streetwear, o traje esporte passa a ser confundido já com o esporte fino. Lembrando que os dois mesmo que arrumadinhos, ainda são informais. Não há muito uma regra, desde que esteja bem apresentado.
Ocasião: informal.
Dress Code: pode surgir tanto como esporte como casual em convites.
Roupas chave: calça chino, camisa polo, camisa casual, blazer, jeans sem lavagem ou rasgos, camiseta básica, calça de sarja, jaqueta de couro, jaqueta bomber, casacos, suéter.
Calçados: tênis casuais, sapato casual, loafers, mocassins, sapatos de camurça, botas.
Esporte fino – passeio – smart casual
Para quem tem um estilo mais arrumado e vai à um evento, um encontro ou usa no dia a dia no trabalho. A diferença do smart casual para o casual são algumas peças chaves, como tons neutros ou terceira peça como casaco ou blazer.
Ocasião: informal
Dress code: esporte fino e passeio para eventos ou smart casual para empresas. Apelidado também de tenue de ville (“roupa de cidade”, em francês).
Roupas chave: calça chino, camisa polo de algodão, camisa social, camisa social com micro estampa, blazer, paletó, jeans bruto, camiseta básica de cor neutra, jaqueta de couro, jaqueta bomber com tecido nobre, casacos, suéter.
Calçados: tênis casuais escuros, sapatos derby, sapatos brogue, loafers, sapato casual de couro, botas.
Confira mais sobre o traje esporte fino e muitos looks inspiração.
Business casual
Traje que faz a transição do informal para a o formal. O último traje casual nessa escala. Como o próprio nome diz, o business casual é para quem trabalha com negócios mas ainda não precisa da formalidade de usar terno e gravata. Não é porque existe o nome business que o traje é apenas para o trabalho. O nome do traje é para as empresas colocarem como dress code das empresas.
Ocasião: informal.
Dress code: business casual para empresas. Em eventos ele ainda se enquadra no esporte fino ou passeio.
Roupas chave: costume, camisa social, calça de alfaiataria, jaquetas de couro lisas, casacos mais formais.
Calçados: sapato de couro com sola de borracha, sapato de couro com sola de couro, penny loafer de couro, botas de couro sociais.
Veja também Gravata ascot, bandana ou lenço no pescoço.
Business – Social
Neste traje é comum o uso da gravata. Muita gente chama de terno e gravata mas o certo é o costume com gravata, independente da cor do costume (claro ou escuro), tecidos e padronagens diferentes das tradicionais, mescla de cores, cortes diferenciados e de uns tempos pra cá novas tendências como a calça cropped, entre outros. Lá fora também é conhecido como business semi formal.
Ocasião: semi formal mas fomos acostumados a ver o costume com gravata como algo formal.
Dress code: business para empresas, social ou passeio completo para eventos.
Roupas chave: costume, camisa social, gravata.
Calçados: sapato social de couro, nobuck ou camurça.
Veja também como se vestir para uma entrevista de emprego.
Business formal – Social completo – Passeio completo
O mais alto nível de formalidade que ainda não se enquadra totalmente para uma festa ou evento de gala pois pode ser usado também em empresas e reuniões de negócios. Costumes ou ternos sem inventar moda, com corte impecável, cores escuras, camisa branca ou azul clara e sapato social de couro (derby ou oxford). O social ao qual estamos acostumados, sem firulas.
Falei sobre o traje social já. Muito mais dicas e informações. Vale a pena!
Ocasião: formal.
Dress code: business formal ou social completo. Para eventos também se enquadra no passeio completo.
Roupas chave: costume ou terno em cores tradicionais (tons de preto, de azul, de cinza por exemplo) camisa social branca, camisa social azul clara, gravata lisa ou com estampa sutil, meias sociais da cor da calça.
Calçados: sapato social de couro derby ou oxford, preto ou marrom.
Trajes de gala – a rigor
Todos os trajes são formais para eventos de gala. Quando o evento é extremamente formal e ocorre pela manhã o dress code é o morning dress.
Veja também como se vestir para um casamento.
Black Tie opcional
Peças chave: costume com lapela de cetim, costume preto, smoking, camisa branca, gravata preta (não necessariamente borboleta), lenço para bolso, abotoadura.
Calçado: sapato social preto, sapato envernizado.
Black Tie
Peças chave: smoking preto, gravata borboleta preta, lenço branco, faixa, camisa de smoking branca, abotoadura.
Calçado: sapato social preto envernizado ou não.
Morning Dress
Peças chave: fraque, colete, camisa branca, lenço no bolso, bengala e cartola.
Calçado: sapato social preto.
White Tie
Peças chave: smoking, faixa branca, lenço branco, gravata borboleta branca, colete, flor na lapela (opcional).
Calçado: sapato social preto.
Segue a gente no Instagram e ajude o blog a crescer cada vez mais!
Ver essa foto no Instagram