Como combinar cores de roupas: dicas e exemplos

“Tá combinando?” – Quem nunca ouviu esta frase? Eu também  tinha dúvidas em relação às cores que combinam, e olha que tem diversos blogs de designers, decoradores, artistas plásticos, blogs de moda entre outros que eu já li e que explicam isso, mas é difícil de lembrar na hora de colocar em prática. Mas agora eu aprendi e vou compartilhar com vocês da forma mais simples possível, usando exemplos e ainda por cima umas dicas que eu não vi em blog nenhum.

 

Círculo Cromático

Tudo relacionado a cor gira em torno deste bendito círculo e ele é responsável pela beleza das combinações das cores. Veja como ele é:

DICA 1: Imprima um círculo cromático e cole na porta do guarda roupa, ou faça um quadro e coloque no quarto.

São 12 cores sendo elas 3 cores primárias (vermelho, amarelo e azul), mais 3 cores secundárias (laranja, verde e violeta) e mais 6 cores terciárias, cada uma no seu devido lugar, que formam o circulo cromático.

Cada cor possui diversas tonalidades diferentes e o circulo é dividido em 6 cores frias e 6 cores quentes. Lembra até uma pizza com 12 fatias.

Legal! Mas e as combinações?

Combinação ou harmonização de cores nas roupas

Na moda, existem 4 formas mais comuns de harmonizar roupas coloridas baseadas no círculo cromático. São elas:

  • monocromática;
  • análoga;
  • complementar;
  • triádica.

Isso sem falar nas cores neutras, que também são muito importantes e ajudam a compor o visual. Você vai ver nos exemplos. São consideradas cores neutras: o branco, o preto e as variações de cinza. O marrom também pode ser incluído nesta categoria quando o assunto é moda (há controvérsias, mas deixa a discussão para especialistas).

DICA 2: O jeans pode ser um aliado. Ele não é necessariamente uma cor neutra, mas ajuda a compor um look com cores fortes.

Roupas e looks monocromáticos

Lembra das fatias de pizza? Pois é, a combinação para um look monocromático é simplesmente pegar uma fatia desta pizza e transformar no seu outfit. Utilizar um tom de laranja na camisa e outro na calça, destacando apenas a cor laranja, isso já torna um look monocromático. Lembra das cores neutras? Você pode usá-la nos sapatos ou talvez no cinto. Mas tome cuidado com a tonalidade, pois existem tonalidades diferentes de azul, vermelho, violeta, verde e laranja. Na dúvida, olhe o círculo novamente. Veja alguns exemplos de looks:

Roupas com harmonização análoga

Vou falar primeiro das análogas. Como o próprio nome diz, semelhante. A cada 3 cores do círculo que estão lado a lado, elas harmonizam entre si e são consideradas análogas. Olha o círculo acima: se você pegar a setinha e deslocar uma fatia para o lado, verá que ainda haverá harmonia nas outras 3 cores.

DICA 3: Você não precisa necessariamente ter 3 peças de roupas com cores diferentes para compor um look de combinação análogo, basta duas peças. Vale usar camisa ou camiseta branca para compor assim como um sapato ou cinto neutro.

Roupas e looks complementares

As cores complementares são as cores que se unem pela ponta da fatia do círculo cromático. Pode olhar e você vai ver quão interessante é essa harmonização.  É complicado, difícil e contrastante em casos como verde e rosa ou amarelo e violeta, mas é muito comum em casos de azul com tons de laranja (vale também o beje).

DICA 4: Muitas peças de roupas indicam a sua cor complementar. Comece a reparar no botão do blazer, no ziper da calça, nas linhas que costuram a peça de roupa e até em etiquetas.

 

Roupas coloridas com harmonização triádica

Lembra das cores primárias e secundárias? Elas são em 3 nas duas ocasiões e formam uma tríade. Pronto! Está formado a harmonização triádica. Parece simples, mas não se esqueça que há tonalidades que podem não combinar, por isso é importante sempre dar uma olhada no círculo cromático (dica 1) e ver se elas formam um triângulo.

DICA 5: Mais uma vez você não precisa utilizar as 3 cores. Escolhendo duas cores e mais uma peça com cor neutra já fica bom. Agora se você quer mesmo usar as 3 cores, uma dica é ter um acessório na terceira cor, e ele pode até ser discreto.

Apenas duas cores da tríade

Mais fácil do que parece, não?

E foi desta forma que eu acabei com as minhas dúvidas na hora de combinar as cores das roupas. Siga as dicas que vai dar tudo certo.

Combinação com cores neutras, ficam para um próximo post!

 

  • Você usa roupas coloridas? Tem algum tipo de harmonização preferida?