Como se vestir para um casamento – dicas para os convidados

Mais um casamento e você está ai procurando uma inspiração, uma luz, um conselho amigo para ficar bonito, elegante e estiloso. O dia está próximo e este será um dos dias mais importantes para quem te convidou e se essa pessoa te convidou você é especial, não se esqueça disso. É seu dever estar contente, animado e com a auto estima lá no alto.

Se a data é especial, cada esforço do convidado para estar bem vestido é válido. Buscar referências, comprar um terno novo, engraxar o sapato, criar um estilo diferente com as roupas que tem. Vale até pegar emprestado um traje do seu amigo estiloso com medidas parecidas com a sua.

Mas, como se vestir para um casamento?

O primeiro detalhe que você deve se atentar está no convite. Em muitos casamentos é comum os noivos sugerirem o Dress Code para o evento. Os mais comuns são: traje social, black tie e esporte fino ou passeio. Não tem Dress Code no convite? Verifique o local e o horário da cerimônia e da festa, isso conta muito. Se ficar alguma dúvida, fale com os noivos, parentes dos noivos ou outros convidados.

Dicas e trajes para casamento

Sua auto estima em algum momento se encontra na roupa que você está vestindo. Sua aparência como um todo irá mudar seu humor, seu estado de espírito e tudo isso também tem um preparativo.

  • Dica 1: Cuide da sua aparência. Corte o cabelo no dia ou na semana do casamento, faça ou apare sua barba, no dia tome um banho bem relaxado. Faça suas unhas ou no mínimo corte-as. Passe um bom perfume na medida certa e sinta-se importante, afinal, você é um dos poucos convidados para o dia especial dos noivos;
  • Dica 2: Roupa na medida. Certifique-se de que a roupa que você irá vestir esteja limpa, sem furos, manchas, rasgos e com o caimento perfeito. Se necessário, leve semanas antes em uma costureira ou um alfaiate para fazer os ajustes necessários;
  • Dica 3: Sapatos impecáveis. O mesmo vale para os sapatos. Engraxe seus sapatos se eles forem de couro. Limpe qualquer outro tipo de sapato e deixe-os tomando um ar pelo menos dois dias antes da festa;
  • Dica 4: Roupas de baixo. Nada de cueca velha, furada ou esgarçada. Use uma cueca nova de cor escura e do seu tamanho. Vale também para meias. Use meias boas. Usar cuecas e meias novas é um ótimo começo para você se sentir melhor. Isso sem falar que o pós festa pode ser melhor ou tão bom quanto a festa;
  • Dica 5: Acessórios. Faça a diferença e use um ou mais acessórios que combine com o seu estilo e o estilo da roupa. É bom saber o seu outfit até uma semana antes para dar tempo de encontrar um acessório ideal. Acessórios são legais, mas também não exagere.

 

Traje para casamento Black Tie

Casamentos geralmente à noite e em locais fechados

São dois tipos de black tie, o formal e o opcional. O formal é o mais tradicional onde homens devem estar de smoking, gravata borboleta e cummerbund, já no opcional prefira um costume preto com um ou dois botões e lapela fina. No opcional vale também ousar na cor do smoking, usando um azul. A gravata no opcional não precisa necessariamente ser borboleta, mas como o próprio nome diz, vá de gravata preta.

Os sapatos também devem ser pretos e de preferência brilhando (envernizado ou não, eles devem estar impecáveis). Prefira relógio clássico com pulseira de couro. É melhor ir sem relógio do que ir com qualquer outro que não seja social. Lenço no bolso? Sim, mas deve ser branco.

Smoking para casamento Smoking azul para casamento black tie Black tie para casamento Black tie com gravata para casamento

Relógio de Couro Hugo Boss
Relógio com pulseira de couro Hugo Boss | Vivara

Sapato Oxford masculino
Sapato Oxford Monbran Dressy | Dafiti

Traje para casamento Social ou Passeio completo

Para casamentos no fim da tarde ou à noite em igrejas, salões, campo, casas…

O mais comum de todos. Nossa cultura já se acostumou com este tipo de traje para casamento e aqui é onde procuramos inspirações. Um terno completo ou um costume, uma gravata, uma camisa e um par de sapatos social, tudo em perfeita harmonia. Lembre-se sempre disso: nunca use uma gravata mais clara que a camisa.

Cuidado na hora de ousar. Prefira os ternos neutros principalmente para casamentos durante a noite. Relógios com pulseira de couro ou metal. Se for usar lenço no bolso, combine com a camisa ou a gravata. Acessórios como pulseiras devem ser usados com moderação e meias coloridas, nem pensar. Sapatos? De couro! Confira as dicas de combinação de sapatos do instagram @mensweartips.

Here is the second part with more popular colour suits! Tag your friend! #mensweartips

A post shared by Menswear Tips (@mensweartips) on

Terno risca de giz para casamento Terno preto gravata clara casamento Terno completo window pane para casamento Terno azul completo com detalhe no bolso para casamento Costume verde com gravata combinando - casamento Costume preto slim para casamento Costume preto para casamento

Traje para casamento Casual ou Esporte fino

Geralmente para casamentos chamados de mini weedings, em salões, independente do período do dia

Não é porque o dress code é casual que você vai de camiseta. Mostre que você é um homem elegante e estiloso e vá de camisa, porém ela não precisa necessariamente ser social. Um blazer de algodão ou de linho ou até aquele blazer do seu terno vai ficar bem interessante no traje. A gravata é opcional. Se for escolher um jeans, use jeans tradicional escuro.

Veja como usar blazer masculino.

Os sapatos devem combinar com a roupa. Mocassins e derbys te deixarão elegante na medida para o casual. Evite os tênis e jamais use sapatênis.

Roupa para casamento de dia masculino Costume azul com camiseta azul sem gravata para casamento Chino com blazer e camisa aberta para casamento informal Blazer com jeans para um casamento informalTraje casamento de dia criativoEsporte fino para dia Traje esporte fino casamento Traje esporte fino mini weeding Traje esporte fino

Blazer Renner
Blazer Slim | Renner

Camisa Dudalina
Camisa Jacquard Milano Fit | Dudalina

Traje para casamento de dia – Sem Dress Code

Se o casamento for de dia e for na igreja, vá de costume de cor clara de gravata e sapatos, independente de onde será a festa. Na mesma linha do social, não perca a elegância. Durante o processo você tira a gravata e o paletó e as coisas ficarão mais casual com o tempo. Uma dica é usar calça e blazer com cores diferentes.

Com o casamento no campo, prefira tecidos mais leves como o algodão e o linho. Vale ousar no acessórios como chapéus, suspensório ou gravata borboleta. O paletó ou o blazer pode ser opcional, mas se for sem esta peça procure estar elegante de calça social ou gravata.

Blazer claro e calça escura com sapatos sem meia - casamento de dia Costume azul para casamento de dia Costume cinza claro para casamento Costume claro para casamento de dia Terno azul com sapato azul e detalhes vermelhos para casamento - homem criativo Terno claro de linho para casamento de dia Terno para casamento de tarde duas cores Traje para casamento de dia blazer de abotoamento duplo

Casamento na praia com pé na areia

Os tons pastéis junto com o branco são unanimidades. O linho é o tecido preferido e logo depois vem o algodão. Camiseta, batas, henleys, camisas de manga curta, polos…Não há uma regra, pois a intenção dos noivos é fazer um casamento onde todos fiquem confortáveis.

Não é porque o casamento é na praia que você deve ir de qualquer jeito, muito pelo contrário. Aqui a criatividade e o estilo devem tomar conta, pois já que não tem uma regra, fica ainda mais difícil ficar bonito e estiloso. Pergunte sempre para noivos e padrinhos como eles estarão vestidos para você não destoar.

Camisa de linho para casamento na praia Calça e blazer de linho casamento na praia Calça branca com henley e blazer

 

Se ainda está com dúvida, deixe um comentário. Estamos juntos e queremos ajudar você a ficar elegante e estiloso na sua próxima festa de casamento. Será um prazer!