Drinks clássicos de boteco – com receita

Quantos drinks clássicos de boteco você conhece? Quantos deles você já provou?

Primeiro devemos entender que tipo de drink de boteco é considerado um clássico. Vamos lá!

São milhares de botecos espalhados por todos os cantos do país. Botecos dos mais variados estilos, tamanhos e o que de melhor este ambiente pode lhe proporcionar. Do belo e com o tradicional garçom uniformizado te servindo, até o mais raiz, com cheiro de fritura, uma estufa de salgado com torresmo e ovo colorido, uma mesa de bilhar com um calço no pé e o banheiro sem luz cheio de engradados de cerveja.

A segunda opção é a mais tradicional e que ajuda manter viva a tradição. Foram nestes botecos que eles fizeram fama e ganharam seus nomes há 40, 50, 6o anos ou mais.

Aliás, nome do drink é um fator muito importante, geralmente engraçado que remete a cor ou o poder que esta bebida tem. Outro fator além da idade e do nome, é que até hoje estes drinks fazem a cabeça dos experientes senhores de botecos ao jovem universitário recém chegado à faculdade. Confira!

Bombeirinho

Talvez o drink mais famoso que perdura até os dias de hoje. Bebida doce, fácil de fazer, aprovado e recomendado por homens e mulheres e muito barato. Sua cor avermelhada e a dose geralmente servida em copos baixos, remeteu ao bombeiro e sua famosa farda, só que no diminutivo. A diferença é que ao invés de apagar o fogo, se você não tomar cuidado o drink vai te deixar de fogo.

Bombeirinho com limão

 

Ingredientes

1 dose de cachaça branca

1 dose de groselha

gelo (opcional e à gosto)

Meio limão espremido (opcional e à gosto)

Modo de preparo

Coloque o gelo no copo (se for sua opção ou a do cliente), dose de cachaça branca primeiro e depois a dose de groselha. Esprema o limão por último. Misture e veja os líquidos tomando sua tradicional cor vermelha uniforme. Sirva!

Rabo de Galo

A tradicional bebida de boteco. Cheia de personalidade, passada por gerações, ela está presente nos variados templos etílicos. Criada pelos imigrantes italianos em seus botequins (vi no mapa da cachaça), o Rabo de Galo é apreciado ou encarado pelos mais experientes botequeiros (sem dislexia, por favor) e corajosos bebuns. Seu nome simples, humilde e ironicamente brasileiro, vem da tradução de COCK TAIL.

Rabo de Galo bebida

Ingredientes

1 dose de vermute

1 dose de cachaça branca

Gelo (à gosto)

Modo de preparo

Misture os ingredientes e está pronto. Encare o desafio e saúde!

Maria Mole

A semelhança com o doce é apenas no nome. Difícil encontrar a origem deste drink que de doce não tem nada. A pessoa ficar doce? Pode ser. A Maria ficar mole? Não só ela como qualquer um que beba mais de uma dose. Maria mole, apelidada carinhosamente de MM, é mais uma bebida forte que está entre as mais lembradas nos melhores e mais hardcores esquentas para balada.

Ingredientes

1 dose de conhaque

1 dose de vermute branco

Modo de preparo

Em um copo misture os ingredientes e manda! Para dentro ou para o cliente.

Pinga com limão e Pinga com limão e mel

A história se confunde com a da caipirinha. Por ter quase os mesmos ingredientes da bebida brasileira mais tradicional no mundo, porém mais simples de fazer, ela pode ser considerada a antecessora da caipirinha.

Por causa da gripe espanhola, era comum as pessoas tomarem alho com mel e limão. O álcool era acrescentado a fim de acelerar o efeito terapêutico. Bastou tirar o alho e substituir o álcool por cachaça para criar um drink que até hoje é servido como aperitivo Brasil afora. Agora resta saber se pinga com mel e limão surgiu antes ou depois da pinga com limão.

Pinga com limão

Ingredientes

1 dose de cachaça

Limão espremido (à gosto)

Mel (à gosto)

Modo de preparo

Esprema o limão na dose de cachaça e coloque o mel. Ótimo para gripes e resfriados.

Rabo de Macaco, Chocolatinho, Choconhaque, Óleo de Harley…

Cada região que você vai este drink tem um nome. Está entre os mais pedidos nos dias frios e é um excelente acompanhante para sua cerveja. Duvida? Experimente tomar esta iguaria dos botecos intercalando com a cerveja, fica uma delícia. Por ser doce, você praticamente não percebe nas duas primeiras doses, mas chegando na terceira ou apenas levantando da sua mesa, é o suficiente para perceber seu efeito poderoso.

Rabo de macaco

Ingredientes

1 dose de conhaque

1/2 dose de licor de cacau

1 pedra de gelo (opcional)

Modo de preparo

Misture a dose de conhaque com a meia dose de licor de cacau e está pronto o néctar.

Cuba Libre

Este é o drink que prova que Cuba e Estados Unidos juntos podem fazer um bem maior para todos. Acredita-se que Cuba Libre foi inventado em Cuba durante a independência cubana no final do século XIX. Os Estados Unidos ajudaram não só a libertação da ilha de Cuba do império espanhol como criar um dos drinks mais famosos do mundo com seu nome. Durante a guerra, um capitão americano que havia levado coca-cola ao país decidiu misturar seu refrigerante com o tradicional rum cubano, adicionou limão e gelo e ali nascia uma lenda.

No Brasil, a Cuba se tornou um drink muito popular antes mesmo dos anos 50 e desde então sempre fez sucesso nos botecos, bares e baladas. O sucesso foi tão grande que até criaram a versão brasileira da Cuba Libre. Sabe qual é? Confira depois da receita.

Cuba Libre

Ingredientes

1 dose de rum

coca-cola ou pepsi

gelo (à vontade)

1 limão

Rodela de limão (para decorar)

Modo de preparo

Em um copo alto, coloque o gelo. Despeja a dose de rum, a coca-cola até encher o copo e por último esprema o limão (à gosto). Coloque a rodela de limão dentro do copo para decorar (se preferir, coloque na boca do copo) e refresque-se.

Samba

O drink mais consumido por adolescentes e jovens que estão na pindaíba. A versão brasileira da Cuba Libre.

Samba se tornou popular nos botecos brasileiros com uma bebida bem brasileira em sua receita, a cachaça, e não havia nome melhor para o batismo. O drink não precisa ser feito necessariamente com coca-cola. O refrigerante aqui é à gosto do cliente, ou, sabe como é, aquele que aparecer primeiro na sua frente.

Ingredientes

1 dose de cachaça branca

coca-cola ou outro refrigerante à sua escolha

gelo (à vontade)

Modo de preparo

Também e um copo alto, coloque o gelo e em seguida a dose de cachaça, a coca-cola e está pronto um dos drinks mais simples e que pode causar um estrago danado. Saúde!

Hi FI

Mais um drink clássico das terras de Adoniram Barbosa e Cartola. Apesar de ter vodka em sua receita e ser inspirado pelo drink americano screwdriver, Hi Fi é sim brasileiro e seu nome foi inspirado no programa “Crush em Hi Fi” exibido no Brasil na década de 60. Muito antes de conhecermos a palavra “Crush”como ela é hoje, Crush foi também um refrigerante de laranja que patrocinava o programa. O resto da história logo você vai entender.

Hi Fi bebida

Ingredientes

1 dose de vodka

2 doses de refrigerante de laranja

gelo (à vontade)

Modo de preparo

Faça também em um copo alto. Coloque gelo no copo, a dose de vodka e o seu refrigerante de laranja até completar. Deguste seu crush com moderação, digo, seu Hi Fi.

Espanca Neném

Uma bebida cítrica e forte. Diria que espanca todos nós. Talvez a menos conhecida e bastante julgada pois tira toda o encanto do conhaque, uma bebida de classe e respeito. De qualquer forma, vale a experiência e que essa experiência seja com um conhaque barato durante um momento de bagunça entre você e seus amigos.

Ingredientes

1 dose de conhaque

1 limão

Refrigerante de limão ou de laranja

gelo (à vontade)

Modo de preparo

Em um copo coloque o gelo a dose de vodka e esprema o limão. Coloque o refrigerante à sua escolha, mexa e viva essa experiência. Aproveite o momento!

Farmácia

Se na farmácia encontramos remédios para curar diversos tipos de doença, o drink farmácia tem os ingredientes que você quiser para curar qualquer desilusão amorosa. Cada um cria sua farmácia, do jeito que quer, do jeito que precisa, do jeito que aguenta.

O mais interessante deste drink é que ele sempre acaba ficando com uma cor escura. Dica? Não beba mais que uma dose e tenha sempre um refrigerante ou água por perto.

Ingredientes

Até 7 bebidas alcoólicas à sua escolha

Modo de preparo

Misture tudo e beba com moderação.

Sugestão de bebidas: cachaça branca, vermute, conhaque, rum, vodka, licor e bitter (cynar).

 

Independente se você bebe como antigamente ou não, se você está passando por esta fase de provar os drinks clássicos ou se já preparou muito drink por ai, o que vale são as lembranças e os momentos que você já passou por causa destes drinks.

A moda dos drinks vai e volta, mas uma coisa é certa: nos botecos, bares, festas e baladas, esses clássicos jamais serão esquecidos.

Beba com moderação e se beber não dirija!

Lembrou de algum drink que não está na lista e quer compartilhar? Provou algum destes drinks e tem alguma história legal para contar? Não deixe de comentar.