Quais são os exames que o homem deve fazer no check up?

Você lembra quando foi a última vez que foi ao médico sem estar doente ou se sentindo mal? Saúde é coisa séria meu amigo, e você não precisa estar na pior para lembrar que existe um profissional que vai nos ajudar a manter nossa saúde em dia. Por isso, resolvi escrever e lembrar você que é muito importante fazer um check up periodicamente ou exames de rotina caso você tenha algum histórico de doença. Mas você sabe quais são os exames que o homem deve fazer no check up?

Primeiro antes de mais nada, a periodicidade do exames é muito relativa. Na casa dos 20 anos se você nunca fez, pede para seu médico ou vá a um clinico geral e pede para ele te analisar e te recomendar os exames. A periodicidade será de acordo com os resultados ou seu histórico de doenças ou doenças na sua família. Na faixa dos 30 anos, é mais importante você ir com mais frequência. A cada dois ou três anos, dependendo do seu estilo de vida ou o que o médico recomendar, claro. Fumantes, diabéticos e obesos devem comparecer mais vezes. Quando você chegar aos 40, a recomendação é de pelo menos uma vez ao ano. Independente da idade, seja sempre aliado de sua saúde! Consulte sempre um médico.

Exames e avaliações no check up

Avaliação clínica

A primeira coisa a se fazer é procurar um clínico geral, isso para quem não tem aquele médico de confiança que sempre vai. O clínico irá conversar com você para saber mais sobre seu histórico de doenças, sobre doenças nas família além de ver sua pressão e fazer os procedimentos básicos necessários para saber como está seu pulmão, coração, e até pele e ouvido se você pedir. Após isso, ele irá te indicar os exames necessários e indicar os especialistas se for preciso.

Hemograma completo

Fui recentemente e quando solicitei foi a primeira coisa que o médico disse “Hemograma completo”. O laboratório irá coletar seu sangue e através desta solicitação (completa), os resultados serão para o médico avaliar se você tem anemia, diversas infecções, informações sobre o fígado, intestino, cálculos renais, ver seu nível de colesterol, glicemia, insulina, pressão arterial…Solicite para o seu médico também exame de Hepatites e HIV. Estes dois dificilmente eles pedem, mas se você quer um check up completo, vale a pena.

homem tirando sangue

Eletrocardiograma

Aquele exame que irá conhecer todo o funcionamento do seu coração. Se interessar saber como funciona a fundo, veja mais aqui.

Ultrassonografia

Será solicitado uma ultrassonografia de abdômen total, principalmente para fumantes, obesos e pessoas com casos de câncer na família. Neste único ultrassom é possível analisar fígado, pâncreas, vesícula, rins entre outros órgãos da região do abdômen.

Análise de urina e fezes

O exame de urina vai detectar se você tem alguma infecção e principalmente analisar como está seu rim. Procedimentos importantes principalmente para quem tem dores que podem estar sendo ocasionadas por pedras no rim ou para aqueles que bebem demais. O exame de fezes é o menos solicitado e serve para identificar vermes.

Teste ergométrico (para fumantes e ex-fumantes)

Muito importante para a função pulmonar. A avaliação é feita através da sua resistência.

Outras avaliações

Além dos tradicionais exames de check up, temos que estar atento a tudo e por isso vale a pena frequentar outros especialistas.

Avaliação oftalmológica

Se você não frequenta este especialista porque acha que só deve ir se está precisando usar óculos, você está enganado. Existem diversas outras doenças de visão que ele pode diagnosticar. Vá a um oftalmologista.

Avaliação psicológica (estresse)

Vivemos em um mundo cada vez mais corrido, com diversos estresses que a vida pode nos oferecer. Vá a um psicólogo e fique com a saúde mental em ordem.

Dermatologista

Muito comum lembramos do dermatologista quando temos algum problema de pele mais aparente, porém o câncer de pele pode estar em uma simples pinta. Não deixe de ir a um dermatologista.

Nutricionista

Esta será uma indicação também para outros posts, mas vai aqui a minha dica para este e já deixar de gancho para próximos que virão. Se você não mudou seus hábitos alimentares e continua comendo fritura, comidas com muito sal ou muito açúcar, está na hora de levar sua saúde a sério. A alimentação é a base para não ter outras doenças, portanto vá a um nutricionista e mude seus hábitos.

Atleta bebendo água sentado