50 Drinks famosos mais populares do mundo
As vezes só queremos tomar um ou dois drinks, degustar o melhor elixir de um bar, preparado por verdadeiros alquimistas dos templos etílicos. Conhecer a maior variedade destes clássicos elixires é a meta. Só assim para sabermos nossos gostos, nossas preferências, a cultura de um lugar e talvez a ressaca que aquela bebida pode nos causar.
Alguns são centenários e tão populares que já caíram em domínio público. Outros mais novos mas que já se tornaram importantes suficiente para serem lembrados. Talvez não conhecemos todos e na maior parte das vezes não conhecemos nem uma minoria deles. A questão é: quando vamos conhecer?
Os drinks mais populares do mundo estão ai. São diversos blogs, sites especializados, revistas e influencers do segmento nos dizendo: “Experimenta o drink X”, “Você precisa provar o drink Y”, e por ai vai.
Então vê se deixa a cerveja, o vinho e o uísque de lado de vez em quando e passa a beber mais drinks. Os alquimistas, digo, bartenders, agradecem. Afinal de contas, um artista merece ser enaltecido.
Os drinks mais populares
Anualmente a Drinks International, publicação comercial especializada para a indústria do álcool, faz uma pesquisa com mais de 100 dos melhores bares do mundo todo, onde esses classificam os 10 coquetéis clássicos mais pedidos no estabelecimento. O resultado gera uma lista com 50 drinks de dar água no boca.
Essa lista não é tão diferente de várias espalhadas pela internet feitas por blogs, sites e revistas. Porém essa lista que vamos mostrar tem 50, e não 10 ou 15 drinks.
O mais legal da lista, depois de beber ela todinha claro, é saber o que será tendência nos bares por aqui no Brasil, conhecer um pouco da história e principalmente da cultura de onde o drink foi criado. Legal, não?
Chega de enrolação. Vamos aos 50 drinks famosos mais populares do ano de 2019.
50 – White Russian
Quem é fã de cinema, provavelmente já assistiu “O Grande Lebowski”. Quem já assistiu o filme então já conhece este famoso drink com creme de leite, vodka, gelo e licor de café. Quem nunca experimentou nem o drink e nem assistiu ao filme, recomendo fazer os dois.
Já falei sobre os licores famosos mais vendidos do mundo.
49 – Bellini
Bebida a base de purê de pêssego e prosecco criada por Giuseppe Cipriani, fundador de um dos mais influentes bares da Italia, o Harry’s Bar em Veneza. O bar era frequentado por nomes de peso como: Charles Chaplin, Winston Churchill, Pablo Picasso e Truman Capote. Estes dois últimos devem ter gastado umas boas liras na época.
48 – Champagne Cocktail
O Coquetel Champanhe ou Godmother é um drink feito a base de conhaque, bitter e champanhe. Este drink é datado de 1864 e evolui com o tempo. Essas evoluções não me agradam muito, pois perde um pouco da essência do coquetel. Fora que dá margem para novas receitas para o mesmo drink. Basta uma pesquisa de como preparar que em cada lugar você encontra uma diferente.
47 – Irish Coffee
Não conheço o Irish Coffee, mas que deu vontade de provar, isso deu. O drink é preparado com creme gelado, café quente adocicado e uísque escocês. Dizem que precisa ter as medidas exatas para o elixir se tornar inesquecível ao seu paladar. Acredito e ao mesmo tempo não acredito. Se todos os ingredientes são deliciosos separadamente, imagina juntos?
46 – Bamboo
Confesso que ao olhar os ingredientes deste drink, imaginei um xarope para tosse. Independente disso, fiquei curioso para saber o que vai dar toda essa alquimia. Provaria fácil. O Bamboo é feito com o tradicional e milenar Xerez, Vermute seco, bitter Angostura e bitter de laranja.
45 – Gin Gin Mule
Gin está cada vez mais em alta. Moscow Mule também. Mojito, sempre inesquecível. Agora mistura os 3. É isso que é o Gin Gin Mule. Deu vontade, não? O drink é relativamente novo e já se tornou popular ao ponto de estar na lista. Ele foi criado em 2000 por Audrey Sanders, proprietária do Pegu Club em Nova Iorque.
Fique de olho neste drink pois ele tem forte indícios de virar tendência aqui no Brasil. Inclusive já falei sobre os drinks do moda aqui no blog.
44 – Long Island Ice Tea
Pensa nos principais destilados para a preparação de coquetéis. Pensou? Eles são a base para o Long Island Ice Tea. Vodka, Gim, Rum, Tequila, acrescente Triple Sec Orange, Coca cola, Suco de lima da Pérsia e gelo e seu drink está pronto. Praticamente uma farmácia porém refrescante. Dizem que da amnésia, mas só acredito vendo, ou melhor, provando.
Ao falarmos de drinks e filmes, o Long Island Ice Tea apareceu no filme “Segundas Intenções” quando o sedutor Sebastian oferece o drink para a inocente Cecile. A cena, a bebida e a intenção do personagem explica muita coisa.
Confira uma lista de 13 destilados doces ou suaves.
43 – Vesper Martini
O Vesper é uma bebida criada não por um bartender, nem por um proprietário de bar e nem por um mixólogo. O Vesper foi criado por um escritor de livros e não por qualquer um. O cara? Ian Fleming, o criador do agente 007. O drink apareceu pela primeira vez no romance Casino Royale. Bond quis misturar o seu preferido Vodka Martini com o Martini Original (feito de gim). Nasceu assim o Vesper, nome também da primeira Bond Girl.
42 – Caipirinha
Para os brasileiros, este drink dispensa apresentações. Cachaça, limão, açúcar e gelo. Precisamos de mais o que? Uma praia não seria nada mal. Depois dos grandes eventos como copa e olimpíadas, a Caipirinha ficou ainda mais famosa mundialmente. Lembrando que caipirinha é feita de cachaça, OK?
41 – Tom Collins
Tom Collins é o tipo de bebida fácil e prática. Dizem que é a limonada dos adultos. Os ingredientes tradicionais são: Gim, Suco de limão e Refrigerante de limão. Por ser daqueles coquetéis simples, muitas variações com outros ingredientes vão surgindo, e isso não me agrada muito.
40 – Painkiller
Você já deve ter ouvido falar da Pina Colada. O Painkiller é um parente próximo dela. Criado nas Ilhas Virgens, este drink tropical é feito com Rum, creme de coco, suco de abacaxi e suco de laranja.
39 – Bee Knees
Criado na época da lei seca, a intenção do Bee Knees era disfarçar o sabor e o cheiro das bebidas caseiras na época. Interessante não? Os ingredientes são bastante simples e realmente fica gostoso: gim, limão e mel.
38 – Ramos Gin Fizz
Drink criado em New Orleans por Henry Charles Ramos, o Ramos Gin Fizz é feito com Gim, creme de leite, xarope simples, suco de limão da Pérsia, suco de limão, água de flor de laranjeira e claras de ovos. Junta tudo isso na coqueteleira com gelo e agite. Mas não para por ai. Dizem que o segredo do drink é agitar a coqueteleira por 12 minutos. Ousado esse Henry Ramos.
37 – Bramble
Criado por Dick Bradsell em Londres na década de 80, o Bramble é um drink muito popular, doce, e que da vontade de beber a qualquer momento. Olha os ingredientes: Gim, suco de limão siciliano, xarope simples e licor de creme de amora. Alguns bartenders usam licor de creme de cassis no lugar. Use de preferência gelo picado.
36 – Vodka Martini
Aquele drink que ficou ainda mais popular com James Bond em Dr. No. – Vodka e Vermute. “Batido, não mexido.” Como diria o agente 007.
35 – Hanky Panky
Hanky Panky tem uma história para lá de curiosa. Uma bartender chamada Adam Coleman, ao tentar surpreender um cliente inventou na hora este drink que vai Fernet-branca, Gim Seco e Vermute. Ao beber o drink o cavalheiro soltou a seguinte frase: “By Jove! This is the real hanky panky!” – Hanky Panky significa algo como “sacanagem”. A frase no atual contexto ficaria algo como “Eita. Isso sim é sacanagem!”.
34 – Jungle Bird
Um drink moderno da coquetelaria Tiki criado em Kuala Lumpur na década de 70, o Jungle Bird é mais um drink fácil de fazer. Os ingredientes são simples: rum escuro, campari, xarope simples, suco de abacaxi e suco de limão.
33 – White Lady
White Lady é um drink da década de 20 que foi repaginado recentemente por Peter Dorelli, lendário gerente (hoje ex) do tradicional American Bar, em Londres. A receita original não tinha a pitada de claras de ovos que dizem que faz toda a diferença. O elixir? Gim, suco de limão e Cointreau.
32 – Paloma
Infelizmente é muito difícil de encontrar um dos principais ingredientes do Paloma aqui no Brasil. O refrigerante de toranja (grapefruit). Mas os brasileiros não se dão por vencidos, e o substituíram por refrigerante de citrus e xarope grapefruit. Ai vai os ingredientes: tequila, suco de limão, sal, o refrigerante citrus e o xarope. Li por ai que fica bom também com mezcal.
31 – Cosmopolitan
Mais um daqueles drinks super populares, que ganharam as telas da TV e do Cinema. Cosmopolitan ficou ainda mais famoso após ser o queridinho na série Sex and the City. A receita é bem simples e fácil de fazer em casa. Vodka, suco de cranberry, cointreau e limão. As mulheres adoram e confesso que eu também já bebi e gostei.
30 – Sidecar
Muitos usam conhaque na receita do Sidecar mas já li que o tradicional é usar brandy. O coquetel ainda leva Cointreau, triple sec e suco de limão siciliano. O algo a mais é a forma como é servido, com açúcar em toda borda do copo.
29 – French 75
Mais um drink muito famoso que também apareceu nas telonas. O French 75 fez uma pontinha no clássico Casablanca. Mas não é só por isso que ele é um dos mais famosos. Desde o início do século passado ele sempre foi lembrado e elogiado em revistas especializadas. Os ingredientes? Gim, suco de limão, açúcar e champanhe. Um drink, digamos, chique!
28 – Viex Carré
Mais um drink de New Orleans, este criado no French Quarter. O View Carré é muito parecido com o Manhatan. O drink é composto por conhaque, uísque, vermute doce, benedictino, angostura e Peychoud’s bitter.
27 – Aviation
O Aviation é basicamente um Blue Moon com o licor de cereja maraschino. Ou seria o Blue Moon um Aviation sem o licor? Falei do Blue Moon pois é mais fácil de encontrar por aqui. A receita do Aviation vai Gim, Licor de maraschino, Crème de Violette e limão. Pode colocar uma cereja também para dar um algo a mais.
26 – Piña Colada
O mais famoso dos drinks Tiki. Um dos mais famosos de todos os drinks, geralmente servido no abacaxi. Este é o Piña Colada. Tão famoso que virou música. Sua receita é a partir de rum branco, creme de coco e suco de abacaxi. Por aqui é comum usar o leite de coco, o leite condensado e já vi lugares que eles colocam sorvete. Dizem que é o drink mais solicitado nas viagens para o Caribe. Concorda?
25 – Amaretto Sour
Não se sabe muito da história deste drink mas que ele é sempre bastante requisitado nos bares há anos, isso todo mundo sabe. Mais um daqueles drinks bastante famosos. Na receita, amaretto, bourbon, suco de limão, caramelo e clara de ovo. Nunca provei, mas deve ser uma delícia.
24 – Pisco Sour
Essa é a mistura do Peru com os Estados Unidos. O tradicional Pisco peruano com o azedo americano. Na receita vai Pisco, xarope simples, suco de limão, claras de ovo e uma pitada de bitter de Angostura.
23 – Americano
O americano que nasceu na Itália. O drink foi criado na década de 1860 por ninguém menos que Gaspare Campari em seu bar Caffè Campari. Na receita, Campari (claro), vermute e água com gás. Outro drink que apareceu no primeiro romance do 007, Casino Royale.
22 – Gimlet
Um simples drink porém muito solicitado. Você deve beber isso com bastante frequência e se bobear nem sabia o nome (eu não sabia). Gimlet é nada mais nada menos que Gim, suco de limão e adoçante. Simples e direto!
21 – Mai Tai
Coquetel Tiki com variadas receitas por ai. Nem os especialistas sabem direito qual é a certa, como é sua história. A receita mais comum é com algumas variedade de rum, suco de laranja, triple sec e adoçantes. Encontre a sua receita preferida e manda pra dentro!
20 – Boulevardier
O irmão americano do Negroni. Para quem gosta de bourbon, pode ser uma opção. Este drink foi criado pelo escritor Erskine Gwynne lá na década de 20 e a receita é bourbon, campari, vermutte e a tradicional casca de laranja.
19 – Clover Club
Uma bebida rosa brilhante feita com Gim, suco de limão, xarope de framboesa e clara de ovo.
18 – Gin Fizz
Mais um drink da família Fizz. Este com mais de 100 anos, onde apareceu pela primeira vez nas publicações especializadas em meados de 1880. A receita fica melhor com gim artesanal, mas pode ser gim, limão, açúcar, ovo e água com gás ou clube soda. A versão mais popular do drink não vai ovo.
17 – Dark ‘n’ Storm
Um drink escuro com apenas dois ingredientes. Destes ingredientes, um tem que ser de uma marca exclusiva, já que foi registrado pelo marca. A receita é rum de Gosling da marca Gosling Brothers e cerveja de gengibre. Deu vontade!
16 – Corpse Reviver
Existem duas receitas diferentes para o mesmo drink. Uma chamda de Corpse Reviver #1 feita de conhaque, calvados, brandy e vermute. A outra, mais popular, é a Corpse Reviver #2 feita com gim, suco de limão, Cointreau, Lillet Blanc e uma pitada de absinto. Qual faz mais o seu estilo?
15 – Rum Old Fashioned
O irmão do tradicional drink só que feito com Rum. Na receita, rum envelhecido, angostura bitter, água, açucar, gelo e a casca de laranja na decoração. Claro, tudo na medida certa!
14 – Penicillin
Criado por Sam Ross, do Attaboy em Nova Iorque, este drink tem o mesmo nome do antibiótico por alguma motivo muito bom. Na receita original vai Scotch, suco de limão e xarope de gengibre e mel. Uma boa pedida para quem está gripado. Entendeu?
13 – Bloody Mary
Dizem que o Bloody Mary é mais que uma bebida, é uma experiência. Isso sem falar que é um excelente cura ressaca. Manda de encontro, claro. A receita tradicional de uma das bebidas mais famosas da história é com suco de tomate, limão, vodka e especiarias como molho inglês e molho de pimenta. Uma delícia!
12 – Mojito
Um Mojito geladito? Que drink, que néctar, que elixir. Difícil alguém não gostar de um Mojito no calor. Na receita? Vamos lá: rum branco, suco de limão, água com gás (ou refrigerante de limão) e hortelã.
11 – Sazerac
Mais um drink clássico da velha guarda de New Orleans, tradicional por lá até os dias de hoje. Criado em meados de 1880, o Sazerac tem na receita: centeio ou conhaque, xarope de demerara, Peychaud Bitter limão e um toque de absinto.
10 – Moscow Mule
A famosa bebida da caneca de cobre continua em alta. Inclusive falei dela no post “Drinks da moda”.
A receita vai vodka, limão gengibre e refrigerante. Não pode esquecer da espuminha.
09 – Aperol Spritz
Mais uma que continua na moda por aqui no Brasil. Além de uma bebida refrescante, agradável e fácil de fazer ela é bonita e uma das campeãs de foto no Instagram. Na receita, Aperol, Prosecco e refrigerante.
08 – Margarita
Não vai trocar o nome pela tradicional pizza. Quem nunca? Apesar que uma coisa as duas tem muita coisa em um comum e principalmente, são clássicas demais!
O coquetel de tequila mais popular do mundo sempre aparece na lista dos mais pedidos. Mais um drink refrescante e o mais tradicional quando o assunto é açúcar na borda do copo. Na receita: suco de limão, tequila, cointreau e o jeito certo de fazer.
07 – Espresso Martini
O clássico da família Martini a base de café. Conhecido mundo afora também como vodka espresso, este drink é estimulante, saboroso e relaxante. Na receita:café espresso, licor de café, vodka e gelo. O drink preferido para depois da janta.
06 – Dry Martini
O top 10 tem muitos drinks clássicos mas daqui pra baixo só entra figurão. Dry martini, o tradicional. Sem delongas. Um dos drinks mais tradicionais e elegantes da história. Seco, com gim. Como deve ser.
05 – Manhatan
Um dos drinks mais populares do mundo e com nome marcante. O tradicional é feito com uísque de centeio, vermute doce e Angostura. Decore-o com cereja.
04 – Daiquiri
Mais um muito lembrado em dias quentes e resorts do Caribe. Não sei se é o mais tradicional drink de rum, mas em 2019 despontou, entrando no top 4. Hoje muita gente coloca diversas frutas diferentes no Daiquiri, porém o tradicional feito com rum branco, Cointreau, limão e xarope simples pode ser aquela bebida para qualquer ocasião.
03 – Whiskey Sour
Dizem que a primeira publicação que o Whiskey Sour apareceu foi em 1863. Tem que respeitar este clássico que perdura até os dias de hoje como um dos principais drinks do mundo. A receita é simples e pede apenas uísque, limão e açúcar.
02 – Negroni
Os dois primeiros colocados da lista não parece ser surpresa pra ninguém. Estão na mesma posição há anos. Clássico demais. Este é o clássico vindo da Itália e se você nunca bebeu, está mais que na hora de provar. Gim, Campari e vermute.
01 – Old Fashioned
O campeão deste ano (e dos últimos 5 anos) é o clássico bem clássico dos Estados Unidos. Tradicional de vários filmes e preferidos por vários artistas. Uísque, angostura, açúcar, laranja e cereja. Essa é a base do drink mais popular de 2019.
E ai. Qual o seu drink preferido? Qual você ficou com vontade de provar? Conta pra gente nos comentários.
2 thoughts on “50 Drinks famosos mais populares do mundo”